quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

100% UNIDOS!!


Milhares de pessoas encheram esta quarta-feira as ruas de Arcos de Valdevez numa manifestação de protesto sem precedentes no concelho. População e autarcas, de Arcos de Valdevez e do concelho vizinho de Ponte da Barca recusam o encerramento das urgências no centro de saúde e a transferência do serviço para Ponte de Lima.
.
A Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências apresentou recentemente uma proposta que, no caso do Alto Minho, aponta para um serviço de urgência médico-cirúrgico no Hospital de Viana do Castelo e dois serviços de urgência básica (SUB), um em Ponte de Lima e outro em Monção.
.
"Porquê um SUB em Ponte de Lima, quando este concelho está a apenas 20 quilómetros de distância do Hospital de Viana do Castelo?", insurgiu-se Rui Aguiam.
.
O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, também já manifestou "total e veemente oposição" à alegada pretensão do Governo de encerrar as Urgências do centro de saúde local.
.
"É uma medida inaceitável, incompreensível e extremamente lesiva dos interesses dos cerca de 25 mil habitantes do concelho, pelo que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar que ela seja posta em prática", referiu à Lusa o autarca de Arcos de Valdevez.
.
Francisco Araújo criticou ainda que os responsáveis do Ministério da Saúde tomem decisões "sentados num qualquer gabinete" no Terreiro do Paço, "sem conhecer verdadeiramente a realidade no terreno".
.
Para Francisco Araújo, o encerramento das Urgências de Arcos de Valdevez significaria "um duro golpe" para aquela região do interior e "um total desrespeito" pelas suas populações."As políticas de coesão nacional e de discriminação positiva das regiões mais desfavorecidas são, cada vez mais, ideias que pertencem ao passado", sustentou, sublinhando "o direito à indignação" da população do concelho.
.
A manifestação contou também com a adesão dos habitantes de Ponte da Barca, que actualmente se socorrem nas Urgências de Arcos de Valdevez.
.
"Caso se verifique o encerramento do serviço de urgências de Arcos de Valdevez, a população de Ponte da Barca irá ser fortemente afectada", tendo esta opinião sido manifestada por José Alfredo de Oliveira, autarca do Concelho de Ponte da Barca: "a confirmaren-se as informações acerca do encerramento dos serviçoes de urgência de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca, são prova da mais grave irresponsabilidade por parte do actual governo, e da maior falta de verdade por parte do actual executivo camarário de Ponte da Barca, uma vez que foi afirmado em AM que não iriamos ver no concelho o encerramento dos SAP".
.
«Querem fechar as urgências num centro de saúde que tem todas as condições e mandarem-nos para um contentor», insurgiu-se Olegário Gonçalves, outro dos mentores do protesto.
.
Segundo Rui Aguiam, um dos promotores da manifestação, os números da adesão podem ser aferidos pelas 3000 t´shirts pretas, com a palavra 'Não' gravada, que foram distribuídas pelos presentes e que rapidamente esgotaram, «não tendo chegado, nem de longe nem de perto, para as encomendas».

.
No local, foram ainda distribuídos panfletos com fotografias comparativas das condições do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez e do Centro de Saúde de Ponte de Lima, para onde serão transferidos os doentes daquele concelho no caso das urgências locais fecharem.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

IV Debate Nacional


"Portugal e o Mar: um desígnio nacional?"

Oradores:

Pedro Norton e Tiago Pitta e Cunha

Com a presença de Luís Marques Mendes

Viana do Castelo Hotel Viana Sol-21h30

domingo, 25 de fevereiro de 2007

A Manuel Parada a Biblioteca Municipal!!

Em sessão órdinaria da Assembleia Municipal, o Presidente da JSD de Ponte da Barca e Deputado na Assembleia Municipal de Ponte da Barca José Alfredo Oliveira, propôs à Assembleia Municipal que, em homenagem ao Poeta Manuel Parada, fosse atribuido o seu nome à futura Biblioteca Municipal:
Assembleia Municipal de Ponte da Barca
Grupo Parlamentar do PSD

O DEPUTADO JOSÉ ALFREDO OLIVEIRA
GRUPO PARLAMENTAR PSD NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL


“Exmo. Sr. Presidente da Mesa;
Exmos. Membros da Mesa;
Exmo. Sr. Presidente da Câmara;
Exmos. Srs. Vereadores;
Srs. Deputados
Caro público presente

Tudo que pudéssemos vir dizer ou a pensar dizer neste hemiciclo sobre Manuel Parada resvalaria em tudo que já foi dito e pensado por todos os barquenses. Porém não podemos deixar em silêncio o lamento que nos vai na alma e chorar uma vez mais a perda de um Amigo desta Terra.

Pessoalmente, não me foi concedido o privilégio de privar com ele muitas vezes, mas a sua obra é sobejamente aliciante até para nós os mais jovens.
Foi sem dúvida alguma, a pessoa que na sua forma escrita mais enalteceu e dignificou o concelho de Ponte da Barca. Os seus sentidos versos ao nosso concelho, foram ao longo dos anos transponíveis para além fronteiras quer através da sua obra escrita quer através dela mesma adaptada ao nosso riquíssimo folclore.

Mas como atrás referi, tudo que agora possa dizer ou aclamar é dejá vu e, como sabemos ser o sentir de todos os barquenses vimos propor que lhe seja dada a última e eterna homenagem.

Sendo assim,
proponho ao executivo e à Assembleia, que a futura Biblioteca Municipal se chame Biblioteca Manuel Parada.

Não será certamente uma homenagem ao Homem mas sim uma homenagem a todos os verdadeiros barquenses.

Muito Obrigado.”


O DEPUTADO MUNICIPAL, ELEITO PELO PSD
JOSÉ ALFREDO DE OLIVEIRA