sábado, 7 de junho de 2008

Luís Marques Mendes condecorado em Viana do Castelo

O Presidente da República irá, no âmbito das comemorações do Dia 10 de Junho, Dia de Portugal, condecorar com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique o Dr. Luís Marques Mendes pelos serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro.
.
Um orgulho para quem acredita na via da Credibilidade, da Seriedade e, sobretuto, da Responsabilidade na afirmação de Portugal e do seu futuro.

domingo, 1 de junho de 2008

Manuela Ferreira Leite - A Presidente do PSD

Economista, 67 anos, Ferreira Leite entrou para o partido pela mão do Presidente da República, Cavaco Silva, seu grande amigo e principal referência política.
.
Maria Manuela Dias Ferreira Leite nasceu em Lisboa a 3 de Dezembro de 1940, filha de um casal de advogados e neta do protagonista do «último duelo realizado em Portugal» e autor de um Tratado de Finanças Públicas.

Licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF) em 1963 e pouco depois conheceu Cavaco Silva, com quem dividiu aulas práticas de Finanças Públicas e Economia Pública e de quem foi chefe de gabinete quando este exerceu o cargo de ministro das Finanças de Sá Carneiro.

Manuela Ferreira Leite filiou-se no PSD alguns anos mais tarde, depois de Cavaco Silva se tornar presidente do partido no Congresso da Figueira da Foz de 1985 - momento a que assistiu pela televisão.

A seguir, foi directora-geral da Contabilidade Pública, secretária de Estado do Orçamento e ministra da Educação dos governos de maioria absoluta do PSD chefiados pelo actual Presidente da República.

Foi como ministra da Educação que ganhou a imagem pública de austeridade e passou a ser comparada à ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, recebendo o seu epíteto "Dama de Ferro", que alguns que a conhecem de perto desmentem.

«É das pessoas mais humanas e sensíveis que conheço», afirmou o eurodeputado do PSD Carlos Coelho.

«Toda a gente diz que tenho um ar de bruxa, e não posso fazer nada contra isso. Não sou é pessoa que mostre um grande à-vontade nos primeiros contactos», observou a própria.

Manuela Ferreira Leite é católica, divorciada e mãe de três filhos.

«É muito mãe galinha. A vida dos filhos ocupa um espaço enorme na cabeça dela», segundo o seu director de campanha, Luís Marques Guedes. A candidata à liderança do PSD cancelou mesmo a campanha na sexta-feira para se deslocar a Londre para assistir ao nascimento do seu primeiro neto varão.

Cavaco Silva escreveu sobre a sua ex-ministra e amiga, na sua autobiografia política: «Viria a revelar-se mais tarde uma mulher de grande visão política, qualidade de que, na altura, confesso, não me apercebi».

Depois dos governos cavaquistas, Manuela Ferreira Leite foi deputada da oposição, vice-presidente e presidente do grupo parlamentar do PSD e liderou a distrital do partido de Lisboa.

Voltou ao Governo em 2002 para ser a «número dois» de Durão Barroso, despenhando as funções de ministra de Estado e das Finanças.

É, a partir de hoje, a primeira mulher Presidente do Partido Social Democrata.

Eleições PSD - Resultados Oficiais Viana do Castelo (CJN)