quinta-feira, 14 de agosto de 2008

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Gabinete de Estudos Autárquicos já em em funções!

No passado dia 9 de Agosto, na Sede de Junta de Freguesia de Touvedo S. Lourenço, em Ponte da Barca, teve lugar a cerimónia de tomada de posse do primeiro Gabinete de Estudos Autárquicos da Juventude Social Democrata (JSD) de Ponte da Barca, cerimónia esta que foi presidida pelo Presidente da Mesa do Conselho Distrital da JSD Alto Minho, Guilherme Emílio.

Numa iniciativa pioneira a nível local e distrital, Olga Cerqueira é a nova (e primeira) coordenadora do Gabinete de Estudos Autárquicos da JSD Ponte da Barca, gabinete coordenado ainda pela Deputada Municipal Helena Monteiro e pela Vogal da Comissão Política da JSD, Sandrina Ribeiro.

.
Segundo Olga Cerqueira, a nova coordenadora, este novo Gabinete tentará solucionar “as falhas de diálogo, de entendimento entre a população jovem e os órgãos autárquicos, resultante das políticas seguidas pelo Partido Socialista. Para colmatar esta lacuna, esta falta de diálogo, a JSD de Ponte da Barca, vem surgindo ao longo dos últimos anos, cada vez mais dinâmica, cada vais credível, cada vez mais lutadora, em prol dos benefícios da população barquense. A JSD tem por norma ter uma politica de proximidade para com o cidadão, mas mais em particular para com os jovens, tentando que estes se interessem cada vez mais pela actividade salutar da política.”

Realçou de igual forma que “para quebrar esta falta de diálogo a «jota» tem criado vários debates públicos, e tem feito várias intervenções, de estrema relevância (…). Esta nova aposta, para que os jovens deste concelho possam ter uma maior proximidade e interacção com os quadros políticos, para que os seus ideais sejam alcançados, as suas vozes tenham uma maior sonoridade, traduz-se na criação na JSD um Gabinete de Estudos Autárquicos. E deste modo acentuar as ligações já existentes com os nossos militantes, simpatizantes, e estabelecer também um maior contacto com independentes.”

“Queremos expor as nossas ideias, os nossos projectos a todos os cidadãos, para que eles também se possam enquadrar naquilo que é a ideologia social democrata. Nós queremos uma política abrangente, não queremos uma política dogmática, como a que anda a ser praticada. Queremos criar diálogo, onde todas as ideias e todos os projectos sejam expostos e debatidos com o máximo de rigor (…) pois, o rigor, a coerência, responsabilidade, respeito são a nossa pedra angular, a base de todo o nosso trabalho. Estando estas condições reunidas, como não poderá deixar de ser, o fruto do nosso trabalho será claramente abonatório!”

Para José Alfredo Oliveira, Presidente da JSD de Ponte da Barca, a criação deste importante gabinete “é prova clara de que a Juventude Social Democrata sempre se preocupou e deu particular importância aos problemas que foram surgindo no âmbito do poder local. Em visitas às freguesias do concelho, em reuniões com os autarcas, as conferências realizadas com vista à procura de soluções para os problemas que foram surgindo: a educação, liberdade de participação em actividades político-partidárias, a discussão dos orçamentos das autarquias e recentemente a discussão da relação entre os jovens e a política”.

O Presidente da JSD de Ponte da Barca lembrou uma das brilhantes ideias aplicadas no terreno pelo Presidente da Comissão Política do PSD de Braga, Dr. Ricardo Rio, que fora por ele explicada na conferência realizada pela JSD Ponte da Barca em Fevereiro, como “o melhor projecto para conciliar a irreverência e aventura da juventude com a seriedade e responsabilidade de bem governar e preparar o melhor futuro possível para o concelho mais não é do que a elaboração e subscrição de um Contrato Político com a Juventude Barquense, que será posteriormente proposto para integrar o Programa Eleitoral de 2009”.

A constituição do Gabinete de Estudos Autárquicos pela JSD de Ponte da Barca será o “melhor meio de harmonizar todas as ideias, todo o acreditar em Ponte da Barca que, em estrita ligação com a Comissão Política da JSD e do PSD de Ponte da Barca, estará na vanguarda à procura das melhores propostas para os jovens barquenses e para o futuro de Ponte da Barca. Futuro esse que passará pela mobilização dos jovens em torno de um projecto autárquico, fazendo-os sentir a necessidade do seu envolvimento nas tomadas de decisões”.
.
Coube ao Presidente da Mesa do Conselho Distrital da JSD Alto Minho, Guilherme Emílio, encerrar a cerimónia de tomada de posse do Gabinete de Estudos Autárquicos da JSD Ponte da Barca.

Para Guilherme Emílio, “este novo espaço de discussão é prova da oposição responsável e fundamentada que tem vindo a ser elaborada pela JSD Ponte da Barca ao executivo socialista que lidera o concelho de Ponte da Barca”.

Afirmou também que “a criação de um Gabinete de Estudos Autárquicos fará com que a discussão para a criação do programa autárquico para a juventude será mais abrangente, mas de igual forma mais pormenorizado, contribuindo assim de forma séria, responsável e fundamentada para o programa do Partido Social Democrata a ser apresentado em 2009.”

“Valores como a credibilidade, coerência, responsabilidade e dinâmica, marcam a JSD Ponte da Barca e estes transcendem fronteiras sendo por isso a concelhia da JSD mais activa da Distrital da JSD Alto Minho e como tal, um exemplo a seguir por outras secções. Estou certo que esta nova aposta está, com base em todo o caminho percorrido pela actual Comissão Política da JSD de Ponte da Barca, ganha e em muito irá ajudar na afirmação do programa social democrata no concelho de Ponte da Barca.”

O Presidente do órgão maior da Distrital da JSD Alto Minho encerrou a cerimónia pedindo aos membros da JSD presentes para "continuarem o caminho até agora seguido, na defesa e afirmação dos reais interesses da população jovem de Ponte da Barca, sempre com a marca da JSD: responsabilidade e irreverência!”

A JSD Ponte da Barca encara este novo desafio com grande entusiasmo e determinação, na afirmação e aplicação das ideias e expectativas dos jovens barquenses, no acolhimento das suas propostas mobilizando-os assim para a defesa do concelho e de um melhor futuro para Ponte da Barca.

Contamos com a tua participação!

Discurso de Tomada de Posse do Gabinete de Estudos Autárquicos da JSD Ponte da Barca

"Hoje em dia e mais do que nunca, ouve-se falar mais do passado, e cada vez menos do futuro. Pois cada vez mais existe menos futuro.
.
Este aspecto é nada mais, nada menos do que o resultado, das más politicas que se praticam quer a nível do concelho de Ponte da Barca, quer a nível nacional.
.
Politicas estas que não são pensadas para o bem comum, mas sim para agradar e de certa forma favorecer uma minoria.
.
Perante este quadro pouco animador, onde a falta de dialogo, que por sua vez leva a falta de entendimento, entre o cidadão e os órgãos autárquicos, de sua maioria socialista, faz com haja a necessidade de criar um núcleo, que consiga fazer emanar a voz do povo e que faça prevalecer os seus direitos.
.
Para colmatar esta lacuna, esta falta de diálogo, a JSD de Ponte da Barca, vem surgindo ao longo dos anos, cada vez mais dinâmica, cada vais credível, cada vez mais lutadora, em prol dos benefícios da população barquense.
.
A JSD tem por norma ter uma politica de proximidade para com o cidadão, mas mais em particular para com os jovens, tentando que estes se interessem cada vez mais pela actividade salutar da política.
.
Para quebrar esta falta de diálogo a jota tem criado vários debates públicos, e tem feito várias intervenções, de estrema relevância na assembleia municipal.
.
E para que os jovens deste concelho possam ter uma maior proximidade e interacção com os quadros políticos, para que os seus ideais sejam alcançados, as suas vozes tenham uma maior sonoridade, nada melhor do que criar na JSD um gabinete de estudos autárquicos.
.
E deste modo acentuar as ligações já existentes com os nossos militantes, simpatizantes, e estabelecer também um maior contacto com os independentes.
.
Não queremos fazer politica voltada só para o interior do partido.
.
Queremos expor as nossas ideias os nossos projectos a todo o cidadão, para que eles também se possam enquadra naquilo que são as ideologias sociais democráticas.
.
Nos queremos uma política abrangente, não queremos uma política dogmática, como que anda a ser praticada. Queremos criar diálogo, onde todas as ideias e todos os projectos sejam expostos e debatidos com o máximo de rigor.
.
O rigor, a coerência, responsabilidade, respeito são a nossa pedra angular, a base de todo o nosso trabalho. Estando estas condições reunidas, como não poderá deixar de ser, o fruto do nosso trabalho será claramente abonatório.
.
Sucintamente o Gabinete de Estudos Autárquicos da JSD Ponte da Barca trabalhará em função dos interesses da população estando sempre aberto ao diálogo. Serão criados projectos, alguns deles já em fase de desenvolvimento, que oportunamente serão levados ao conhecimento público. Projectos estes, que queremos levar acabo com o apoio de todos.
.
Para que esta luta, não seja apenas uma luta da JSD, mas sim uma luta de todos. Para que todos juntos possamos dar um melhor rumo à nossa Barca."
.
Olga Cerqueira
Coordenadora do Gabinete de Estudos Autárquicos