quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

"Mais e melhor Região..."

O Valimar Digital é um dos mais ambiciosos projectos da Comunidade Urbana Valimar (Valimar ComUrb), quer pela sua importância a nível regional, quer pelos objectivos que norteiam a sua realização.

Ao candidatar o Valimar Digital ao Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento - Medida Cidades e Regiões Digitais, a Comunidade Urbana encetou um novo rumo e alargou-se a novos desafios.

O aumento da competitividade da região, através da disseminação da Sociedade da Informação e do Conhecimento, afigura-se como uma das premissas da Valimar ComUrb para um futuro próximo.

Inserido, por isso numa lógica de aumento de competitividade, o Valimar Digital encerra igualmente um conjunto de especificidades que o distinguem dos demais projectos. Desde logo, porque é uma iniciativa global constituída por um conjunto de sub-projectos de igual importância e porque inclui um conjunto de parcerias com diversas entidades púbicas e privadas da região, além dos seis municípios que compõem a Valimar ComUrb.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Justiça aos nossos emigrantes

O Presidente da República vetou hoje a alteração à Lei Eleitoral que punha fim ao voto por correspondência dos emigrantes, proposta e aprovada pelo Partido Socialista, argumentando que a proposta iria promover a abstenção eleitoral.

"A alteração agora proposta iria promover a abstenção eleitoral, como foi salientado pelo Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas, que chamou a atenção para as dificuldades inerentes ao exercício do voto presencial, o qual obrigaria milhares de pessoas a percorrerem centenas ou milhares de quilómetros para exercerem um direito fundamental", lê-se numa nota da Presidência da República.

Desta forma, é ainda referido na nota, por considerar que não existem motivos para a alteração proposta, e que, "ao invés, constitui um imperativo nacional combater a abstenção eleitoral e promover a ligação dos cidadãos emigrantes a Portugal", o chefe de Estado não promulgou o diploma.

Será um sinal de que os nossos emigrantes (1 049 500 de portugueses a viver fora!) estão descontentes da governação do Partido Socialista e que, por essa razão o PS venha «limitar» o exercício do direito de voto a quem não possa estar em Portugal?