sábado, 13 de junho de 2009

Viana do Castelo tem mais uma cidade e duas vilas

A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco cidades, numa votação que foi seguida por várias dezenas de populares, a partir das galerias do Parlamento. (SOL)

Portugal tem a partir de hoje mais 22 novas vilas e cinco cidades, situadas nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Évora e Faro.

No total foram aprovadas no Parlamento 27 alterações na classificação das cidades e vilas portuguesas, tendo sido, no distrito de Viana do Castelo, elevada a cidade a localidade de Valença e elevadas a vila as localidades de Castro Laboreiro (Melgaço) e do Soajo (Arcos de Valdevez).

De acordo com a legislação, salvo «importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica», uma localidade pode ser elevada à categoria de cidade de tiver mais de oito mil eleitores e pelo menos metade dos seguintes equipamentos: instalações hospitalares, farmácias, corporação de bombeiros, casa de espectáculos e centro cultural, museus e biblioteca, instalações de hotelaria, estabelecimento de ensino preparatório e secundário, estabelecimento de ensino pré-primário e infantários, transportes públicos e parques ou jardins públicos.

Já para ser elevada a vila uma localidade tem de ter mais de três mil eleitores em aglomerado populacional contínuo e pelo menos metade dos seguintes estabelecimentos: posto médico, farmácia, casa do povo, dos pescadores, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades, agência bancária, transportes públicos colectivos, estação dos correios, estabelecimentos comerciais ou de hotelaria e uma escola pública.

As propostas tiveram origem em todas as bancadas parlamentares e foram votadas hoje depois de terem sido debatidas na Subcomissão para a Criação de Novos Municípios, Freguesias, Vilas e Cidades, no âmbito da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.

Os projectos de lei não foram discutidos hoje em plenário, mas foram vários os deputados que anunciaram a apresentação de declarações de voto sobre a aprovação de algumas propostas.
Mais longe foi o deputado socialista Vítor Baptista, que anunciou que apresentaria uma declaração de voto sobre todas as votações.

Nas galerias do Parlamento, todos os lugares estavam ocupados por dezenas de cidadãos de diversas localidades que assistiam com ansiedade à votação, mas sem se manifestarem, para além de alguns braços no ar e polegares levantados em gesto de vitória.

terça-feira, 9 de junho de 2009

O Embaixador do Minho na Europa!


Numa noite eleitoral em grande pela vitória socialdemocrata, José Manuel Fernandes foi eleito eurodeputado.“Esta é uma vitória dos minhotos e da política de proximidade que queremos realizar”, sublinhou o futuro eurodeputado minhoto. A festa prolongou-se pela noite dentro em grande animação, num convívio com apoiantes em Cervães.

José Manuel Fernandes, que nunca perdeu uma eleição e reforçou o seu currículo de vitórias, chamou a atenção para “os resultados históricos que o Partido Social Democrata obteve em todo o distrito, contrastando com a desilusão socialista, pela hecatombe eleitoral.

José Manuel Fernandes vai assumir o lugar no Parlamento Europeu em defesa do Minho e da capitalização dos fundos comunitários para contrariar a crise e promover o desenvolvimento da reegião e do País.

Ainda titular do cargo de presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, José Manuel Fernandes salientou a satisfação pelo resultado do PSD a nível nacional e sobretudo no distrito de Braga e no Minho.

Reafirmando o compromisso de manter um relacionamento directo com as populações e promover iniciativas para a auscultação directa das pessoas, o futuro eurodeputado José Manuel Fernandes promete ser “guardião” dos interesses do Minho no acesso aos dinheiros da Europa, porque “são uma ajuda fundamental que o país e a região não podem desperdiçar”.


É com muita honra que apoiamos José Manuel Fernandes nesta nova caminhada em prol do Minho e do Alto Minho no Parlamento Europeu!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

As vitórias do PSD no Minho

O PSD venceu em Braga e Viana do Castelo, num total de 19 vitórias nos concelhos do Minho. O PS obteve mais votos em 5 concelhos, entre os quais se destacam as vitórias em Guimarães e Fafe. Em termos percentuais, o PSD obteve 36,17% dos votos contra 28,67 no Distrito de Braga e 38,35% contra 25,62% no Distrito de Viana do Castelo. O CDS-PP foi a terceira força mais votada nos dois distritos e o Bloco de Esquerda a força que mais subiu.
.
Arcos de Valdevez.
PSD vence com 49,77% dos votos contra 25,22% do PS.
.
Caminha.
PSD vence com 34,76% dos votos contra 29,1% do PS. O Bloco de Esquerda é a terceira força mais votada com 10,95%.Celorico de Basto. PSD repete vitória de 2004, desta feita com 51,04% dos votos.
.
Melgaço.
Resultado equilibrado com vantagem do PSD que vence com 38,89% contra 37,18 do PS. CDS-PP com 6,95% e BE com 5,63% são a terceira e quarta forças mais votadas.
.
Monção.
PSD vence com 39,63% contra 28,94% do PS.Paredes de Coura. Resultado equilibrado com vitória do PSD com 35,66%. O PS obtém 34,26%. O Bloco de Esquerda é a terceira força mais votada com 8,57%.
.
Ponte da Barca.
PSD lidera com 48,42% contra 31,63%. O BE fica em terceiro com 5,33%.
.
Ponte de Lima.
PSD vence com 44,22% e o CDS-PP é a segunda força mais votada com 18,95%. O PS cai para terceiro com 17,15%.
.
Valença.
Vitória do PSD com 42,26% dos votos contra 25,83% do PS.
.
Viana do Castelo.
PSD reconquista a capital do Alto Minho com 31,25% dos votos. O PS obtém 25,24% e o Bloco de Esquerda é a terceira força mais votada com 12,86%.
.
Vila Nova de Cerveira.
O PSD venceu por 2 votos (35,78% contra 35,72% do PS). O Bloco de Esquerda atinge 7,41% dos votos.
.
Vila Verde.
A mais esmagadora de todas as vitórias do PSD no Minho, com 60,77% dos votos para José Manuel Fernandes, Presidente do Município e candidato a Eurodeputado. O PS ficou-se pelos 14,53% dos votos.

domingo, 7 de junho de 2009

A PRIMEIRA DE TRÊS VITÓRIAS!

.
PSD - 2245
PS - 1470
.
Este...é o resultado de uma
Política de VERDADE!

PSD vence Eleições Europeias!

O PSD venceu as eleições para o parlamento europeu com 31, 7% dos votos e com 8 deputados eleitos. Já o PS ficou pelos 7 deputados e 26,6% dos votos. O Bloco de Esquerda elege 2 deputados e teve 10,73% dos votos. O PCP elegeu dois deputados com 10,66% dos votos e o CDS também 2 deputados com 8,37% dos votos.

Em Ponte da Barca, o PSD de Augusto Marinho sai claramente vitorioso, tendo ganho em 22 das 25 freguesias com 2245 votos contra os 1470 do PS, onde ganhou em apenas 3 das 25 freguesias.
.
De regerir a vitalidade e o empenho de todos os jovens social democratas de Ponte da Barca, que através do seu dinamismo e do seu empenho, fizeram com que a participação informada por parte dos dos jovens barquenses fosse bastante considerável, contribuindo assim para uma notável vitória do PSD em Ponte da Barca.