terça-feira, 29 de junho de 2010

O início do próximo Programa de Governo


"O PSD hoje deve ser o partido que, como valor, não pode deixar de lutar pela reforma do Estado e do mercado e como o partido que abre o país não apenas à lusofonia mas também ao mundo", afirmou Pedro Passos Coelho.



O líder social democrata discursava no lançamento da revisão do Programa do PSD, que será liderada pelo deputado José Pedro Aguiar Branco e conta com um conselho consultivo com nomes como Pinto Balsemão, Ferreira do Amaral, Mira Amaral, António Martins da Cruz, Nogueira Leite, Pedro Roseta e Ângelo Correia, entre outros. 



O líder do PSD frisou que "na área do mercado interno ainda hoje há instituições privadas com rendas públicas pagas pelos contribuintes", defendendo que é preciso "atuar sobre as regras institucionais que regem os mercados". 

Passos Coelho afirmou esperar que da revisão do Programa do partido "possa sair um novo programa eleitoral" para que "quando vierem as eleições os portugueses possam escolher uma alternativa".



"Estou convencido que se este processo for concluído com êxito, o PSD voltará a ser muito útil a Portugal e mais cedo do que muitos desejariam mas se calhar não tão cedo quanto muitos acham que eram indispensável", disse.



Quanto à reforma do Estado, Pedro Passos Coelho considerou que "apesar dos `PRACES - programa do Governo PS para a reforma administrativa - o Estado quis tomar conta" de demasiadas coisas o que retira possibilidades para apoiar "os mais desfavorecidos e os mais pobres".



Pedro Passos Coelho referiu que quase todos os anteriores líderes do PSD, desde Marques Mendes, a Manuela Ferreira Leite a "até Luís Filipe Menezes" alertaram para a "insustentabilidade" financeira de alguns tipos de investimento público e propôs que a "sustentabilidade ambiental, económica e financeira" das políticas passe a ser "um valor" a consagrar no Programa do partido. 

"Se tivesse de escolher um termo que simbolizasse os próximos anos seria a sustentabilidade e a ética. Porque foi onde mais falhámos nos últimos 15 anos", disse.



"Se o exercício da política resultar na luta do poder pelo poder, com facilidade e prometendo o que todos gostariam de ouvir, esse exercício pode durar uns anos mas paga-se caro durante muitos mais, não tem ética nem sustentabilidade", disse, afirmando que é por essa razão que se "põe em causa hoje as políticas públicas e os políticos que as construíram".

domingo, 27 de junho de 2010

PSD ABSOLUTO


O PSD tem o dobro das intenções de voto do PS, revela o Barómetro TSF/Diário Económico. Por seu lado, Cavaco Silva recuperou a liderança em termos de popularidade.

O PSD consolidou a sua liderança nas preferências dos eleitores no Barómetro TSF/Diário Económico, ao ficar com o dobro das intenções de voto do PS.

No Barómetro relativo a Junho de 2010, os sociais-democratas subiram dos 44 por cento de Maio para 48 por cento das intenções de voto em Junho, com os socialistas a ficarem apenas 24 por cento, menos quatro pontos que há um mês
.

Com estes resultados, o PSD garantiria a maioria absoluta, ao passo que o PS desceria aos resultados obtidos em 1987, altura em que Vítor Constâncio não passou dos 22 por cento, numa eleição em que Cavaco Silva conseguiu a sua primeira maioria absoluta.

O Bloco de Esquerda sobe de oito para nove por cento das intenções de voto, ficando como terceira força política, aproveitando as descidas de um ponto percentual de CDS-PP e PCP.

Segundo este Barómetro, os democratas-cristãos ficam nos sete por cento, com os comunistas a ficaram apenas com seis por cento das intenções de voto.

Quem também desce é o líder do PS, José Sócrates, que tem agora mais dois pontos de opiniões negativas e menos dois pontos no nível de simpatia, com o seu nível de imagem a passar de 38 para 42 pontos negativos.

Já o Presidente da República cai seis pontos na taxa de aprovação, subindo nas opiniões negativas, caindo o nível de imagem de Cavaco Silva oito pontos percentuais para 42 pontos positivos. Com este resultado, Cavaco Silva volta a ser novamente a figura mais popular neste estudo, depois de Passos Coelho ter ficado à frente neste particular em Maio.