quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quo vadis "Juventude"?!



Comemora-se hoje o Dia Internacional da Juventude. Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Dezembro de 1999, é um dia em que por todo o mundo são empreendidas inúmeras actividades exclusivamente organizadas para a Juventude.

Em Portugal, são várias as instituições que apostam neste dia para promover iníciativas para a Juventude, e que vão desde Juntas de Freguesia, passando por Câmaras Municipais a inúmeras entidades públicas e privadas.

Por exemplo, a CP oferece as viagens de comboio nos serviços Regional e Urbano a todos os jovens com idades entre os 12 e os 25 anos; no Porto, a Câmara Municipal organiza várias actividades que decorrem em diferentes pontos da cidade: Edifício Transparente, Praça Parada Leitão, museus e bibliotecas da cidade; o acesso à Fundação de Serralves será gratuito, enquanto a Casa da Música disponibiliza 40 visitas guiadas; haverá ainda descontos em alguns cruzeiros no Douro; a TAP lançou uma campanha promocional para jovens, na qual oferece 20 por cento de desconto em todos os voos para a Europa a partir de Outubro, sendo campanha é válida apenas para reservas efectuadas a 12 de Agosto.

Por cá, em Viana do Castelo, são várias as Câmaras Municipais que levam por diante algumas actividades para assinalar este dia, bastando para isso consultar a agenda dos vários municípios do Alto Minho ou então visitar o sítio do Instituto Português da Juventude (IPJ).

É também aí que se dá conta do “estatuto de observador” do município de Ponte da Barca.

Passados dez meses das últimas eleições, à semalhança dos últimos quatro anos, o termo “juventude” continua a ser um algo que não consta de certo nem na agenda do nosso município nem do governo pelo que é impossível ficarmos indiferentes ao actual cenário.

Amanhã às 17h00 a JSD assinalará o Dia Internacional da Juventude denunciando a falta de soluções do Governo Socialista em matéria de Juventude. Junta-te a nós para requisitares o "passaporte dourado para o desemprego" em frente ao Ministério do Trabalho na Praça de Londres, em Lisboa.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ponte da Barca representada na Festa da Europa



O Presidente do Partido Social Democrata de Ponte da Barca, Augusto Marinho e o Presidente da JSD Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira participaram num jantar promovido pelo Eurodeputado do PSD, José Manuel Fernandes.

Esta iniciativa, inserida na "Festa da Europa", juntou todos os dirigentes e autarcas sociais democratas dos distritos de Viana do Castelo e Braga, sendo ainda de destacar a presença do Vice-Presidente da Comissão Política Nacional, Marco António Costa e do Presidente da JSD, Pedro Rodrigues.

A registar o enorme sucesso desta iniciativa do "Eurodeputado do Minho", pelo que em 2011 terá lugar a 2ª edição desta excelente iniciativa e que irá decorrer em Vila Praia de Âncora, Caminha.