sábado, 1 de novembro de 2008

1ª Reunião da CIM Alto Minho

No passada quinta-feira, dia 23 de Outubro, reuniram em Valença os membros da, recentemente constituída, Comunidade Intermunicipal do Minho - Lima (CIM Alto Minho) e contou com as presenças dos presidentes das Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira.
.
Nesta primeira reunião do Conselho Executivo, que teve como propósito eleger os membros da direcção da Comunidade, foram eleitos António Rui Solheiro, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, para Presidente do Conselho Executivo, e Francisco Rodrigues de Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, e José Manuel Vaz Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, para os dois cargos de Vice-Presidentes.
.
Depois desta eleição, a Comunidade Intermunicipal deverá proceder à contratualização com a Unidade de Gestão do Programa Operacional do Norte, dos 70 milhões de euros do fundo europeu de desenvolvimento regional (FEDER) previstos para o Minho-Lima no período de 2007 a 2013; à preparação de vários aspectos tendo como fim dar início de actividade à Associação; e à instalação da Assembleia Intermunicipal que abrangerá representantes de cada município a eleger no mês de Novembro pelas Assembleias Municipais.

3200 alunos pediram empréstimos para estudar na faculdade

Cerca de 3200 alunos do ensino superior tiveram acesso a empréstimos sem fiador a custos reduzidos durante o primeiro ano de funcionamento do sistema, tendo sido já gastos 10 milhões de euros.
.
O balanço foi feito pelo presidente da Sociedade de Garantia Mútua, José Figueiredo, que reconhece ter ficado «impressionado» com o volume de pedidos de empréstimos neste primeiro ano.
.
No total, o montante dos contratos de crédito já concedidos é de 35,4 milhões de euros, que serão distribuídos ao longo do período de estudo dos estudantes. Deste bolo foram gastos cerca de 10 milhões.
.
«Estamos a falar de estudantes que não vêm aqui porque são muito pobres», comentou. Até porque, aqueles que estão em situação de maior dificuldade recorrem sempre ao apoio da acção social, que é independente deste sistema de empréstimos.
.
Para o responsável, estes empréstimos são uma espécie de «rendimento adicional», havendo vários casos de trabalhadores estudantes a pedirem financiamento.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Comunicado - "A HOMENAGEM AO POETA MANUEL PARADA"

Por ocasião da celebração do 495º aniversário do Foral Novo de Ponte da Barca, em particular pela inauguração da Praça em homenagem ao Poeta barquense Manuel Parada, a Comissão Política da JSD de Ponte da Barca vem comunicar o seu profundo lamento em relação a tão pequena homenagem a tão ilustre personalidade do Concelho de Ponte da Barca.

A JSD Ponte da Barca não fica indiferente ao comunicado da Câmara Municipal de Ponte da Barca que refere que cede uma “justa homenagem a este poeta barquense”, pelo que consideramos impróprio à lembrança e à obra deixada por tão ilustre pessoa, tão pequena e simples homenagem.

Consideramos mínima esta homenagem da Câmara Municipal, pois Manuel Parada foi, sem dúvida alguma, a pessoa que na sua forma escrita mais enalteceu e dignificou o concelho de Ponte da Barca. Os seus sentidos versos ao nosso concelho, foram ao longo dos anos transponíveis para além fronteiras quer através da sua obra escrita quer através dela mesma adaptada ao nosso riquíssimo folclore.

Como sabemos ser os representantes da população jovem de Ponte da Barca e como sabemos ser o sentir de todos os barquenses, apresentamos ao Executivo e à Assembleia Municipal, na sessão ordinária de 4 de Setembro de 2007 aquela que seria - e será - a eterna homenagem a tão ilustre Poeta, que a futura Biblioteca Municipal se chame Biblioteca Manuel Parada.

Proposta que foi aprovada pela maioria da Assembleia Municipal, com os votos contrários do Partido Socialista de Ponte da Barca, tendo então congelado esta proposta nas gavetas da Câmara Municipal, assim como o projecto da nova – já projectada, aprovada e há muito necessária – Biblioteca Municipal.

Esta homenagem não será certamente uma homenagem ao Homem mas sim uma homenagem a todos os verdadeiros barquenses.


Ponte da Barca, 21 de Outubro 2008

A Comissão Política da JSD Ponte da Barca

domingo, 26 de outubro de 2008

Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta

Ponte da Barca acolhe, nos próximos dias 07 e 08 de Novembro, o seu segundo Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta, que tem como objectivo o estudo científico da presença e da herança da cultura celta não só nesta região mas em todo o noroeste peninsular.
.
Com esta iniciativa pretende-se também a valorização dos respectivos vestígios e símbolos e o relançamento da riqueza patrimonial material e imaterial de toda esta área geográfica.
.
Veja aqui o Programa.
.
Veja aqui como fazer a inscrição.