sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Palhaços à força...vergonha(123...)

Os professores do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura participam e colaboram, sexta-feira, no desfile de Carnaval dos alunos, mas..."Vamos contrariados e desmoralizados mas vamos, porque fomos obrigados a ir por uma determinação da directora regional", afirmou Cecília Terleira, presidente do Conselho Executivo.

Os professores daquele agrupamento tinham decidido, em Conselho Pedagógico, cancelar o desfile de Carnaval, alegando falta de tempo para o preparar, queixando-se que estão "atafulhados" de trabalho, com os processos de eleição do Conselho Geral e do director do Agrupamento, as provas assistidas e a avaliação do desempenho, e ainda as provas de aferição e exames nacionais.

Na terça-feira, por e-mail, a directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, determinou a realização do desfile: "Determino o cumprimento das actividades com os alunos previstas para esta época".

Margarida Moreira lembra que as actividades de Carnaval fazem parte do Projecto Educativo e do Plano de Actividades do Agrupamento e sublinha a sua importância para a escola "cumprir a sua missão de processos de socialização e de aprendizagem para os alunos".

Na quarta-feira e hoje, responsáveis da Direcção Regional de Educação deslocaram-se ao agrupamento para tentar "convencer" os professores a realizarem o desfile, o que só hoje seria conseguido, ao final da tarde.

"Os professores preferiram ceder do que colocar em causa o meu lugar de presidente do Conselho Executivo. Por isso, embora completamente contrariados, vamos todos 'festejar' o Carnaval", disse ainda Cecília Terleira.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

3ª Universidade Europa

Vai realizar-se na Curia a 20, 21 e 22 de Março a 3ª Universidade Europa.

O processo de candidaturas encerra na próxima sexta-feira. Podes ver como foi a 1ª edição, ver a carta-convite, o programa com os temas e fazer o download da Ficha de Candidatura ou candidatares-te online aqui.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

"Escondidos nas becas...?", responde Pedro Silva Pereira

Paulo Rangel, Presidente da Bancada Parlamentar do PSD na AR, justificou o requerimento com o facto de se tratar de uma «matéria extremamente delicada e grave», que deve ser esclarecida pelo ministro e não pelo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, acrescentando que as declarações prestadas por Jorge Lacão «não esclareceram nada».

Segundo o jornal Público, a situação foi criada depois de o director-geral dos Serviços de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, ter feito um pedido «não classificado», em Agosto de 2008, à Presidência do Conselho de Ministros de cartões de livre-trânsito para todos os dirigentes daquela «secreta».

Para Paulo Rangel, desde os livres-trânsito ao facto de um serviço de informações ter pedido à Presidência do Conselho de Ministros «uma coisa que a Presidência do Conselho não lhe podia dar», por não ser a entidade própria, algo que deveria ser do conhecimento dos serviços de informação.

Por isso mesmo, o PSD também vai questionar o Conselho de Fiscalização do SIRP, presidido pelo deputado Marques Junior, e se este não der esclarecimentos suficientes os sociais-democratas admitem chamar o director do SIRP.

A ver vamos...