sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bom S. Bartolomeu!


Caros Companheiros,

Cabe-nos, JSD, a enorme e a mais digna tarefa de representar inúmeros jovens que simpatizam e fazem representar a ideologia social-democrata no Concelho de Ponte da Barca, pois acreditam nas potencialidades do seu concelho e num Futuro muito melhor para este.

A Juventude Social Democrata apresenta-se em Ponte da Barca como a maior estrutura política composta únicamente por jovens barquenses que a uma só voz afirmam que a grande aposta na Ponte da Barca do Futuro terá de ser na afirmação das novas gerações, garantindo que estas assumam o seu legítimo papel, como motor de tão esperada mudança do nosso concelho.

Aproxima-se mais uma “edição” das festas em honra de S. Bartolomeu, romaria de referência de todo o Alto Minho, quer pelo seu passado histórico, assente num cariz cultural enraizado no nosso Povo, quer ainda pela jovialidade e frenesim que se vive durante os dias de romaria. O apego da população barquense à sua terra atinge, neste período, o auge. Todos regressam a casa. Todos os amigos se encontram e todos sentem a falta por os que não encontram.

Nós, jovens, ainda vivemos o S Bartolomeu sem máculas. Sabemo-las pelos relatos dos mais velhos, cuja sabedoria fez com que herdássemos este magnífico legado cultural, imortalizado pela excepcional poesia de Manuel Parada: Romaria de S. Bartolomeu.

S. Bartolomeu é para nós sinónimo de Verão e este transforma-se em sinónimo de época propícia a excessos, em que muitos jovens pagam com a própria vida as consequências de alguns comportamentos de risco nos quais a sociedade está envolvida. Vivamos pois este Verão com cautela porque se nos acautelarmos correrá da melhor forma.

E tu que és jovem como nós, não te esqueças de viver o S Bartolomeu! Traz um amigo(a), veste a tua camisa minhota e entra na folia!

UM EXCELENTE S. BARTOLOMEU!

A Comissão Política da JSD Ponte da Barca