sexta-feira, 18 de junho de 2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

Eurodeputado leva protecção dos produtos regionais, como o arroz de pica no chão (cabidela) e o vinho verde ao Parlamento Europeu

Num debate em Sessão Plenária sobre a proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à Informação sobre os géneros alimentícios prestada aos consumidores, o Deputado português do Minho usou os exemplos da ementa minhota como o arroz pica-no-chão, arroz de cabidela, doces regionais e o vinho verde como produtos que os portugueses nunca deixarão de consumir.

Na sua intervenção, o Deputado do PSD defendeu que a "rotulagem dos produtos alimentares é crucial para garantir a segurança alimentar. Defendo uma informação equilibrada e simples ao consumidor e em simultâneo menos burocracia, a simplificação da regulamentação, maior segurança jurídica e o aumento da competitividade da indústria alimentar, nomeadamente das pequenas empresas."

O Deputado minhoto salientou que a "comercialização directa pelosagricultores, os produtos locais e artesanais não podem estar sujeitos às normas deste regulamento. São produtos como estes que garantem a diversidade da União Europeia. É preciso informar o consumidor mas sem o pressionar na sua escolha nem estigmatizar os nossos produtos regionais."
Segundo José Manuel Fernandes, a proposta da comissão "é excessivamente paternalista porque pretende conduzir o consumidor em vez de informar."

"Há quem nos queira fazer a ementa" afirmou Fernandes.

"Quem nos queira dizer o que podemos ou não comer. Os portugueses e em particular os minhotos nunca deixarão de comer o pica no chão, arroz de cabidela, o caldo verde, o cozido à portuguesa, acompanhado por uma malga de vinho verde tinto e de doces regionais."

"Oconsumidor deve estar bem informado mas tem a liberdade e a responsabilidade de escolher" terminou José Manuel Fernandes.