sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Os desafios europeus em debate

A Juventude Social Democrata (JSD) de Ponte da Barca promoveu no passado sábado uma importante conferência subordinada ao tema: “Europa com Futuro! Vencer os Desafios de 2009”.

Realizada no espaço das Piscinas Municipais, esta conferência contou com a presença de destacadas personalidades da política nacional e europeia, nomeadamente os Deputados do PSD no Parlamento Europeu José Silva Peneda e Carlos Coelho, cabendo a Francisco Araújo, membro da Comissão Política Nacional do PSD, a moderação da mesma.




José Silva Peneda, tendo analisado de início alguns dos problemas do actual panorama – a questão demográfica, as diferenças nos vários modelos sociais dos países europeus, a lentidão no crescimento da Economia Portuguesa, a falta de uma só voz na política externa da Europa, entre outros - afirmou que ninguém está em condições de prometer empregos estáveis, muito menos em meios pequenos, pois “num tempo onde uma das variáveis mais críticas da economia portuguesa é o fraco nível de investimento dos últimos anos, tudo aconselharia que o QREN não fosse atrasado sequer um dia, quanto mais dois anos, mas foi o que aconteceu”. E acrescenta que “depois de tantas afirmações, mesmo em comunicados oficias do Conselho de Ministros, a garantir que o QREN entraria em vigor em 1 de Janeiro de 2007, passado dois anos, o Governo nada informa quanto à entrada do primeiro Euro proveniente de Bruxelas”.


O ex. Ministro do Emprego e da Segurança Social afirmou ainda que “para além dos atrasos que o Governo não é capaz de explicar, há que dizer que este QREN foi cozinhado em gabinetes, ninguém o conhece, vai ser gerido da forma mais centralizada de que há memória, omite as pequenas e médias empresas, não explicita como articular mais competitividade com protecção social e coesão regional, não justifica a afectação de avultadíssimos recursos a projectos de infra-estruturas e despreza os municípios”, situações para as quais o PSD alertou o país.

Carlos Coelho, Deputado e responsável pelo grupo parlamentar do PSD no Parlamento Europeu, iniciou a sua intervenção explicando a relação que existe entre os cidadãos europeus, em especial os portugueses, e o Parlamento Europeu, tendo afirmado que “cada cidadão português quando se vê ao espelho, vê apenas um cidadão português e não um cidadão europeu”, o que denota o “divórcio” que existe entre estas duas identidades quando deviam de ser uma só.


“Portugal, ainda que o quisesse, não tem dimensão para se bater sozinho neste mundo mais global. Também por isso a nossa integração na União Europeia é uma mais-valia, por isso queremos uma UE mais eficaz e mais integrada que insista nas respostas que promovam o crescimento económico e o emprego, que aumentem a segurança e a qualidade de vida dos europeus e que reforcem a coesão económica e social”.


Num plano interno, o Deputado europeu referiu a importância das eleições para o Parlamento Europeu - a decorrer em Junho de 2009 - por um lado, para o facto de ser este acto eleitoral que “por tradição, decide quem é o presidente da Comissão Europeia, pois este é escolhido consoante a força do partido com maior representação no Parlamento Europeu” cabendo aos portugueses uma dupla responsabilidade “debater a Europa, o futuro que queremos e a continuação do Dr. José Manuel Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia”.
Francisco Araújo, membro da Comissão Política Nacional do PSD, encerrou a conferência agradecendo a presença dos Deputados assim como a sempre pronta disponibilidade destes em apoiar e participar nas iniciativas das estruturas do PSD e da JSD.
.
Para a Comissão Política da Juventude Social Democrata de Ponte da Barca foi uma honra ter tido a participação de tão destacadas personalidades da política nacional e europeia, daqueles que são considerados os melhores, continuando assim a JSD Ponte da Barca a apostar numa oposição séria, construtiva e participativa.
.
Debater o desafio e o futuro europeu é algo que diz respeito a todos, principalmente aos mais jovens, pois debatemos os nossos desafios e o nosso futuro, tendo sempre Ponte da Barca como fim.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE PONTE DA BARCA DE NOVO ACTIVO!

A Assembleia Municipal de Ponte da Barca aprovou por unanimidade, a proposta do PSD/JSD de reactivação do Conselho Municipal de Juventude do concelho, criado em 2004 pelo então executivo social democrata.
.
Na apresentação da proposta, o Deputado do PSD José Alfredo Oliveira, afirmou que “é bastante claro para todos, que o fosso existente entre os jovens e a sua participação na vida pública e política é enorme e tem tendência a aumentar, pelo que é urgente alterar este sério panorama onde todos têm responsabilidades, principalmente os partidos políticos que possuem aqui responsabilidades muito claras no combate ao alheamento dos jovens pela vida pública, pois constata-se a inexistência de qualquer relação institucional entre o poder político e os jovens”.
.
O Presidente da JSD Ponte da Barca afirmou ainda que “a reactivação do Conselho Municipal da Juventude do concelho, pretende despontar a jovialidade e o dinamismo dos jovens barquenses, chamando-os às suas responsabilidades, reforçando a confiança nas responsabilidades que podem assumir, nas decisões em que se podem envolver, nas capacidades que desenvolvem e na sua participação na vida associativa e política das suas freguesias e do seu concelho”.