quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Comunicado


A Comissão Política da JSD de Ponte da Barca, sempre sustentada pela coerência e pensamento próprio que defende e preconiza, comunica que:

O Governo do Partido Socialista prometeu, por várias vezes, a criação de cento e cinquenta mil empregos aos jovens licenciados desempregados, sendo que ao fim de cinco anos o Partido Socialista já demonstrou que não só não assumiu e não assumirá o compromisso afirmado nas campanhas eleitorais, como se demonstrou incapaz para diminuir a taxa de desemprego jovem em Portugal.

O Governo defraudou as expectativas dos jovens não tendo desenvolvido qualquer política efectiva de combate ao desemprego jovem. Acresce, que ao invés de se ter verificado uma diminuição efectiva da taxa de desemprego, verificou-se um alarmante aumento da mesma.

Considerando estes factos, a JSD Ponte da Barca não pode ficar indiferente aos limites levantados pelo actual executuvo socialista à iniciativa empresarial dos jovens barquenses assim como à sua fixação no nosso Concelho, limites esses consagrados, entre outros, na fixação de 3% da percentagem de participação variavel no Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) assim como na fixação da DERRAMA em 1,5% sobre o lucro tributável sujeiro e não isento de IRC.

Consideramos que estas medidas propostas pela Câmara Municipal e levadas a Assembleia Municipal – as quais apenas contaram com os votos favoraveis do PS – apenas vem prejudicar os jovens barquenses e lesar, em muito, o futuro do concelho de Ponte da Barca, pois os jovens não encontram no seu concelho qualquer incentivo no domínio do empreendedorismo.

É determinante que tenhamos a consciência que a capacidade de assumir riscos e o espírito empreendedor dos jovens tem de ser estimulado e desenvolvido, pelo que caberá também às Autarquias crias esses incentivos e não o contrário, como é infelizmente exemplo o executivo socialista barquense.

Ponte da Barca é o único concelho a não ter um parque indústrial. Ponte da Barca, é sim, dos concelhos onde a Câmara Municipal surge como maior instituição empregadora, deixando para segundo plano a iniciativa empresarial e o desenvolvimento sustentável do concelho.

A JSD Ponte da Barca propôs e continuará a defender, em reunião do Conselho Municipal de Juventude, a criação do “Gabinete do Jovem Empreendedor”, um apoio municipal que em muito iria contribuir para a dinamização da actividade económica local, promovendo o aparecimento de novas iniciativas empresariais, apoiando os jovens empreendedores e a expansão das suas iniciativas empresariais, procurando assim estimular projectos geradores de emprego.

A JSD Ponte da Barca continuará, como até agora esteve, atenta a todas as questões que ao futuro dos jovens barquenses digam respeito, não deixando de lamentar o facto de os jovens barquenses serem obrigados a sair do seu Concelho quando este tem capacidade própria para criar e suster iniciativas empresariais que, por sua vez, viriam a criar emprego em Ponte da Barca.

A Comissão Política da JSD Ponte da Barca
Ponte da Barca, 22 de Novembro de 2009