terça-feira, 30 de março de 2010

DEPUTADOS DA CIM ALTO MINHO APROVAM GRUPO PARA CRIAR “CONSELHO INTERMUNICIPAL DA JUVENTUDE”

A Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho aprovou, por unanimidade na sua primeira reunião, uma proposta apresentada pelo Grupo Intermunicipal do PSD, com vista à criação do primeiro “Conselho Intermunicipal da Juventude da CIM Alto Minho”.

Durante a Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho, que decorreu na passada segunda-feira em Viana do Castelo, foi apresentada uma proposta para a constituiçao de um grupo de trabalho no seio dos deputados para acompanhar a criação deste mecanismo de ligação da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima aos jovens altominhotos.

Segundo José Alfredo Oliveira, deputado na Assembleia Intermunicipal “a CIM Alto Minho é, sem dúvidas, uma Comunidade Intermunicipal rica por natureza: pelas gentes que representa, pelas tradições que defende e aclama, pela riqueza única da região que representa, pelo que a sua relação com os mais jovens deverá ser reforçada”.

“No entanto a Cim Alto Minho também se destaca por ser uma Comunidade pioneira em muitas e importantes áreas para o desenvolvimento e para o futuro da nossa região, podendo então ser igualmente pioneira no que diz respeito à criação de mecanismos que proporcionem aos jovens minhotos oportunidades de participação nas decisões que lhes dizem respeito, fomentando o exercício de uma cidadania activa e consolidando a própria democracia representativa, afirmando assim a cada vez maior importância da CIM Alto Minho” afirma.

Para o Presidente da JSD Ponte da Barca “a constituição do grupo de trabalho terá por objectivo a criação do “Conselho Intermunicipal de Juventude da CIM Alto Minho”, um órgão supramunicipal de consulta que irá auxiliar a Comunidade no reforço da sua ligação com os jovens do Distrito de Viana e onde possam ser representados, por exemplo, representantes dos Conselhos Municipais de Juventude de cada concelho, os institutos públicos de administração indirecta do Estado, de associações juvenis que prossigam objectivos supramunicipais, as estruturas políticas de juventude do nosso distrito, entre muitas outras que possam dar o seu contributo no reforço da participação cívica e política dos jovens altominhotos na construção de um melhor e maior futuro para a sua região”.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Afirmar Ponte da Barca´10 – Geração de Mudança!


A moção “Afirmar Ponte da Barca´10 – Geração de Mudança” foi a escolhida pelos militantes da JSD Ponte da Barca, tendo José Alfredo Oliveira sido reeleito para mais um mandato à frente da Comissão Política da Juventude Social Democrata de Ponte da Barca. Olga Cerqueira sucede a Osvaldo Gomes para a Presidência da Mesa do Plenário de Ponte da Barca.
No acto eleitoral, que decorreu no último sábado na freguesia de Touvedo S. Lourenço seguido da eleição de Pedro Passos Coelho para Presidente da Comissão Política Nacional do PSD, que ficou marcado por uma grande participação dos militantes inscritos nos cadernos eleitorais, a lista A e lista única, obteve um claro “SIM” à continuação
do trabalho e ao projecto para a JSD e para o futuro do Concelho.

Segundo José Alfredo Oliveira “Há três ideias fundamentais que todos temos presente sempre que falamos da JSD e do futuro de Ponte da Barca: confiança, determinação e, sobretudo, esperança.”

“Confiança, porque desde o primeiro dia em que assumimos os destinos da JSD de Ponte da Barca, entendemos que esta é a verdadeira e a única estrutura política de juventude que representa os jovens de Ponte da Barca. Ouvimos os jovens barquenses, os seus problemas e anseios, mas mais do que isso, sempre demos respostas, nunca deixamos um jovem barquense sem resposta ou solução”.

“Determinação na nossa conduta política. Afirmamos a JSD perante todos como estrutura política de jovens onde todos os dias se afirmam valores tão importantes como a seriedade, credibilidade e, sobretudo, responsabilidade. Numa altura em que todos julgam que a juventude está afastada da classe política, em que os jovens não estão interessados na sua participação cívica, damos cartas na afirmação da JSD enquanto estrutura de jovens que participam na construção de um futuro melhor para o seu concelho, para o nosso concelho. Estamos, sem qualquer dúvida, na linha da frente enquanto jovens que querem afirmar Ponte da Barca como um concelho com futuro, levando a cabo uma oposição séria e construtiva, apresentando propostas e soluções para os problemas que aos mais jovens dizem respeito”.

“Esperança, porque acreditamos no nosso concelho. A JSD é liderante no que respeita à afirmação de Ponte da Barca. Conquistamos o mais importante: o respeito e a confiança dos barquenses, a base de todo e qualquer projecto de futuro, pelo que é determinante para que continuemos o nosso camnho de afirmar a JSD e de afirmar o nosso concelho.”

No entender da equipa que lidera e “Volvido este mandato acreditamos que as palavras que melhor caracterizam a JSD Ponte da Barca são, sobretudo duas: presença e futuro. A JSD esteve, está e estará presente, ao lado dos autarcas do PSD, dos Presidentes de Junta, dos Deputados Municipais e dos seus Vereadores. Está presente nos órgãos de soberania, nomeadamente na Assembleia Municipal e agora, pela primeira vez, na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Minho Lima, reforçando assim a nossa liderança enquanto estrutura que verdadeiramente representa e defende os interesses e o futuro dos jovens barquenses. Está presente nos mais variados orgãos internos da JSD e do PSD, em concreto, na Assembleia Distrital do PSD de Viana do Castelo, no Conselho Distrital da JSD Alto Minho e no Conselho Nacional da JSD. Mas mais do que isso, está e estará sempre ao lado do jovens de Ponte da Barca e aí continuará a estar, autónoma e irreverente”.

Na agenda da nova Comissão Política está, entre outras, a sede da JSD Ponte da Barca e a criação de um “Conselho Geral”, uma estrutura de consulta da Comissão Política da JSD composta por jovens representantes de todas as freguesias do Concelho, em que o objectivo uma intervenção mais rápida e efizicaz aos problemas que se colocam aos jovens barquenses.