sexta-feira, 19 de março de 2010

O "Avançar Portugal" do PS deu nisto...

Pela primeira vez, a riqueza produzida em Portugal num ano já não chega para pagar as dívidas externas. Em 2009, o endividamento atingiu 111% do PIB.

O endividamento do país ao exterior continua galopante: no ano passado, mesmo que fosse utilizada toda a riqueza produzida para pagar as dívidas contraídas lá fora, ela não seria suficiente para levar o saldo a zero. A conclusão resulta dos dados divulgados ontem pelo Banco de Portugal.

O défice da posição de investimento internacional de Portugal - um bom indicador para medir a dívida externa do país - atingiu os 111% do PIB em Dezembro de 2009. Já em 2008 o peso das dívidas no total de riqueza produzida tinha ficado muito perto dos 100%, mas esta foi a primeira vez que se ultrapassou esta barreira.

"É o reflexo da fraca competitividade externa: para manter um determinado nível de vida, o valor acrescentado gerado internamente não foi suficiente", segundo Paula Carvalho, economista do BPI.

"O desequilíbrio resulta sobretudo da falta de competitividade da economia portuguesa que se reflecte no défice da balança de transacções correntes", acrescenta José Reis, economista e professor da Universidade de Coimbra.

De acordo com os números, o Estado é o maior responsável pelo desequilíbrio face ao exterior.

No ano passado só em emissão de dívida de longo e de curto prazo (sobretudo obrigações e bilhetes do Tesouro e certificados de aforro) as administrações públicas hipotecaram 56,1% do produto interno bruto (PIB). O total dos passivos públicos atingiu 97,7 mil milhões de euros - mais 11% do que a dívida detida em 2008.

quarta-feira, 17 de março de 2010

“OS JOVENS DIZEM NÃO ÀS PORTAGENS NA A28” 




"Chegou a Hora de os Jovens dizerem BASTA! 



Chegou o Momento de nos unirmos pela Nossa Região! 



O Governo está prestes a tornar pública a sua intenção de introduzir portagens na A28 (antigo IC1). A introdução de portagens na A28 é profundamente prejudicial e injusta para a economia e as populações dos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos ou Porto. Hoje, não existem alternativas a esta via rodoviária estruturante uma vez que a EN13 se encontra num permanente estado lastimável e são manifestamente desadequadas como vias inter-regionais. A adopção de tal medida significaria que haveria uma clara e manifesta regressão no desenvolvimento destes concelhos, fruto das facilidades e acessibilidades que A28, sem custos proporcionou às empresas que ao longo do traçado se implantaram. O congestionamento de tráfego que já provocou inúmeras vítimas, mas nada justifica a introdução de portagens já que as populações têm direito a uma via estruturante, segura e adequada aos tempos modernos. 



Assim sendo, solicitamos que, seja mantido o sistema SCUT, na A28… "

Assina aqui esta petição que será entregue a todos os partidos políticos, à Assembleia da República e ao Governo.

Esclarecimento estatutário.

ESTATUTOS NACIONAIS DA JSD


(...)


ARTIGO 4º

(Relações com o PSD)


1. A JSD é a Organização de Juventude do PSD e nele enquadrada política e ideologicamente.

2. A JSD goza de autonomia de organização e funcionamento (...).


(...)


TÍTULO II

DOS MILITANTES


ARTIGO 11º

(Requisitos de Admissão)


1. Podem inscrever-se na JSD os cidadãos portugueses e cidadãos residentes em Portugal, com capacidade legal para o exercício de direitos políticos com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, que livremente desejem prosseguir os fins da JSD (...).