quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cabral de Oliveira, Presidente do PSD Ponte da Barca

Apresentar a todos os cidadãos do concelho de Ponte da Barcaum projecto de mudança que inspire, de nvo, nas pessoas um sentimento de confiança no seu futuro colectivo e na melhoria da sua qualidade de vida é o grande objectivo da nova Comissão Política do PSD de Ponte da Barca, presidida por Cabral de Oliveira.
.
As eleições decorreram no dia 16 de Fevereiro, tendo a única lista candidata recebido o apoio unânime dos votantes, que, em elevada percentagem, participaram no acto eleitoral.

Sobe o lema "Novo Rumo p´rá Barca", a nova CPS tem grandes desafios pela frente, aos quais se propõe encarar com toda a determinação e entusiasmo, trabalhando para que o projecto social-democrata saia vitorioso nas eleições europeias, legislativas e autárquicas do próximo ano.

Face àquilo que consideram ser a actual degradação da gestão camarária socialista, defendem que é urgente mobilizar o concelho, fazendo chegar a todas as pessoas uma mensagem de confiança num projecto alternativo protagonizado pelo PSD.

Segundo a equipa liderada por Cabral de Oliveia, o nosso concelho está a atravessar um periodo que, mais do que nunca, todos os cidadãos devem participar na construção do seu futuro colectivo e dar um contributo para que o Município reencontre o rumo de desenvolvimento e de melhoria da qualidade de vida.

Para tanto, defendem uma estratégia política de proximidade das pessoas e de apoio aos Presidentes de Junta de Freguesia, auscultando as suas preocupações e frustações face à actual gestão camarária, e a apresentação de um projecto alternativo, baseado no trabalho, no rigor e na defesa intransigente dos interesses do concelho.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Universidade Europa


O Grupo de Eurodeputados do PSD e a Juventude Social Democrata (JSD) organizaram no passado fim de semana a Universidade Europa que é uma acção de formação sobre a União Europeia e o Tratado de Lisboa para os jovens quadros do PSD e da JSD. Teve lugar em Cantanhede, no Hotel Marialva Park.

Do programa de formação, destacam-se dois Jantares-Conferência, o primeiro na sexta-feira à noite com o Professor João de Deus Pinheiro sob o tema "Que fronteiras e que papel para a Europa no Mundo" e outro no sábado Professor José Canavarro (Pró Reitor da Universidade de Coimbra e dirigente nacional do PSD) sob o tema "Erasmus e Bolonha, todos somos europeus?".

As Aulas-Debate tiveram início no Sábado de manhã com a participação do Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD Dr. José Eduardo Martins sob o tema "Alterações climáticas e Energias Renováveis: Cumprir Quioto". Nessa tarde teve lugar a segunda Aula-Debate com o Eurodeputado José Silva Peneda (Ex Ministro do Emprego de Cavaco Silva) que irá abordar o tema "Mais Flexibilidade, Mais Mobilidade, Mais Emprego".

No Domingo de manhã o Eurodeputado Carlos Coelho deu uma aula sobre política europeia sob o lema "Mais Europa, Melhor Europa" onde apresentará as alterações na UE na sequência da aprovação do Tratado de Lisboa, o funcionamento institucional da UE e algumas políticas sectoriais.Na tarde de sábado houve também lugar a um Debate entre os alunos com tema "Porque é que a Europa parece tão longe" e que foi comentado pela Deputada Zita Seabra (Vice-Presidente do PSD). Este debate iniciou-se com duas mensagens vídeo dirigidas aos jovens portugueses, uma do Presidente do Parlamento Europeu Hans Gert Pottering e outro da Comissária Europeia Meglena Kuneva em representação do Presidente Barroso. À chegada na sexta-feira os participantes tiveram de responder a um questionário sobre esta questão, cujas opiniões serão foram estatisticamente e cujos resultados foram apresentados no início ao debate.

Os 60 participantes foram seleccionados entre duzentos candidatos, tendo sido valorizado o seu CV, as respostas que deram a algumas questões na ficha de candidatura e também critérios de distribuição geográfica e equilíbrio de género e etário. Face ao elevado número de candidatos está já a ser programada uma segunda edição para este ano.

Segundo Carlos Coelho, Director desta Universidade Europa "Com esta iniciativa respondemos à necessidade constatada de melhorar o nível de informação sobre as questões comunitárias e de estimular a intervenção cívica dos jovens portugueses enquanto cidadãos europeus."

Para o Eurodeputado português "a boa formação de quadros políticos é a melhor forma de garantir melhores decisores e melhores políticas. Nestes eventos procuramos formar quadros de elite a quem transmitimos valores como o mérito e a excelência, o trabalho e a perseverança, o serviço à causa pública, e a da solidariedade"

Neste evento foram também apresentados alguns materiais como brochuras, livros, dossiers temáticos e videos em suporte digital.

O Distrito de Viana do Castelo afirmou a sua presença nesta importante iniciativa de formação na pessoa do limano Leandro Esteves e do barquense José Alfredo Oliveira.