sexta-feira, 7 de setembro de 2007

JSD Ponte da Barca no encerramento da Universidade de Verão 2007

Decorreu entre os passados dias 27 de Agosto e 2 de Setembro mais uma edição da Universidade de Verão.

O maior evento de formação promovido pelo PSD, JSD e Instituto Francisco Sá Carneiro teve mais uma vez lugar na vila alentejana de Castelo de Vide e contou com a presença decerca de 100 militantes e simpatizantes da JSD.

Durante uma semana de intenso trabalho foi proporcionado a este grupo de jovens um conjunto de aulas/conferências sobre temas interessantes e actuais, contando-se com oradores de excelência como foram os casos do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, Dra. Leonor Beleza, Dra. Teresa Morais e o Eurodeputado Dr. Vasco Graça Moura, entre outros.

O evento foi encerrado pelo Presidente do PSD, Dr. Marques Mendes, que para além do discurso de rentrée política do PSD, entregou os diplomas de participação aos alunos da Universidade de Verão 2006, entre eles José Alfredo Oliveira, Presidente da JSD de Ponte da Barca e único participante do distrito de Viana do Castelo, tendo frequentado o “curso” com distinção.

“Foi uma excelente experiência: pela aprendizagem de grandes temas, pelo debate de problemas actuais da sociedade portuguesa – em particular os que à da juventude dizem respeito – pela aprendizagem das «boas maneiras» políticas, pelas amizades criadas, mas sobretudo pela responsabilidade em representar pela primeira vez o meu concelho e o meu distrito nesta importante iniciativa, por muitos dita como a derradeira prova de maturidade. Assim se dá provas de quem realmente entende ser hora de alterar o rumo das políticas de juventude tomadas, de maneira sensata e madura, pois as juventudes partidárias não servem apenas para promover festas e viverem constantemente em euforias. Aqui a JSD dá provas de ser uma organização de juventude partidária activa e irreverente mas com a maturidade própria de quem quer o melhor futuro para a juventude portuguesa” afirma o próprio.

Ponte da Barca e Viana do Castelo tem assim mais uma distinta participação em uma das mais importantes iniciativas de formação do PSD, pois é de relembrar que José Alfredo Oliveira frequentou, igualmente com distinção a primeira edição da Universidade do Poder Local, no passado mês de Abril, no conselho de Paredes.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

PROPOSTA BIBLIOTECA MANUEL PARADA APROVADA EM ASSEMBLEIA!

Na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Ponte da Barca a 4 de Setembro de 2007, reunida no Auditório da Casa de Santo António do Buraquinho, o Deputado do PSD José Alfredo Oliveira no período antes da ordem do dia apresentou novamente ao hemiciclo a proposta de apelidar a futura biblioteca municipal com o nome do poeta e escritor barquense Manuel Parada, “Biblioteca Manuel Parada” portanto.
.
De relembrar que a mesma proposta havia sido apresentada na sessão ordinária de Fevereiro, mas por proposta do executivo esta foi adiada para a sessão seguinte. Passadas duas sessões ordinárias (de Abril e Junho) e nada constatado nas respectivas ordens do dia, o Deputado voltou a apresentar.
.
A introdução da proposta na ordem do dia foi votada por unanimidade pela Assembleia, com o comentário do Sr. Presidente da Câmara de que em nada iria alterar o que havia dito na sessão de Fevereiro, pois na sua perspectiva apenas o executivo em reunião de Câmara poderia dar tal honra, e que o nome de uma rua “seria mais apropriado”, em que esta proposta será apenas uma mera recomendação ao executivo.
.
José Alfredo Oliveira, em resposta ao ataque da Bancada Parlamentar do PS que acusara o PSD de aproveitamento político e que não concordava com tal proposta, afirmou:
.
“ Não cabe a mim, ou a qualquer um de nós neste hemiciclo explicar quem foi e o que fez Manuel Parada. Fez pelo verdadeiro amor que tinha à Ponte da Barca. Pessoalmente, não me foi concedido o privilégio de privar com ele muitas vezes, mas a sua obra é sobejamente aliciante até para nós os mais jovens.
.
Foi sem dúvida alguma, a pessoa que na sua forma escrita mais enalteceu e dignificou o concelho de Ponte da Barca. Os seus sentidos versos ao nosso concelho, foram ao longo dos anos transponíveis para além fronteiras quer através da sua obra escrita quer através dela mesma adaptada ao nosso riquíssimo folclore.
.
Não seria portanto correcto deixar cair no esquecimento ou numa mera placa de uma rua o nome do Homem, do Barquense que construiu o Hino da Barca. Como estudante e jovem barquense não quero que se esqueça o nome de tão nobre poeta desta terra e se alguém presente necessita de fundamentação desta proposta então é porque não é barquense!”
.7
Lamentamos que, por não ter sido o Partido Socialista a apresentar esta proposta, este vergonhosamente optado pela abstenção na votação de tão nobre homenagem a tão nobre Barquense.
.
Esperamos que o executivo, em breve considere esta recomendação e aprove esta homenagem, pois esta não será apenas uma homenagem ao Homem mas sim uma homenagem a todos os verdadeiros barquenses.
.
Ponte da Barca, 5 de Setembro de 2007