sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Urge uma nova orientação na gestão do PNPG

Luís Campos Ferreira, Deputado à Assembleia da República por Viana do Castelo, visitou esta semana várias localidades em Ponte da Barca que foram fustigadas pelos últimos incêncios. Acompanhado pelo Presidente do PSD de Ponte da Barca, Vereador Augusto Marinho e pelo Presidente da JSD Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, os dirigentes reuniram com os autarcas das várias freguesias que mais sofreram com os incêndios, em particular as freguesias de Germil e do Lindoso.

Em Germil, freguesia que fica no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o cenário é devastador. Dos 1100 hcts de verde que tanto caracterizavam a paisagem, desapareceram cerca de 600 hcts, tendo a população ficado numa situação bastante complicada durante os dias de incêndio - em que ficaram completamente cercados e isolados - e após os incêndios.


(Em Germil, onde a linha de fogo fez frente com as habitações das pessoas)

Em Lindoso o cenário, embora não sendo tão devastador quanto o de Germil, a "mata do Cabril" - uma das mais importantes do PNPG dado o seu estado de conservação e as espécies que conserva - sofreu também sérios danos.


(O Deputado Campos Ferreira e o Vereador Agusto Marinho com autarcas da Freguesia do Lindoso onde ficaram a conhecer o actual estado da mata do Cabril)

Foram várias as queixas dos autarcas e da população, mas há uma que verdadeiramente comum, fará sentido continuar com a actual gestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês que é, na verdade, "feita à distância".

Estaremos atentos às promessas feitas pelo Ministro da Agricultura que, embora não tendo visitado Ponte da Barca vez alguma, considerou em Arcos de Valdevez - numa visita relâmpago - que o Governo vai atribuir 40 euros por ovino ou caprino ou 100 euros por bovino aos criadores de gado de 150 freguesias afetados pelos incêndios tendo ainda dito que as ajudas financeiras não se restringem ao Parque, já que abrangem todos os criadores afetados por fogos florestais nos meses de julho e agosto.

O Deputado Luís Campos Ferreira fará chegar ao Governo, na Assembleia da República, as dúvidas e as reivindicações das populações de Ponte da Barca que foram atingidas e que sofrem as consequências do que se classifica como uma "gestão à distância" do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Aconselhamos ainda a visitar e ler aquelas que são as reivindicações das populações que vivem no seio do Parque Nacional da Peneda-Gerês - Movimento Peneda Gerês com Gente!