quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quo vadis "Juventude"?!



Comemora-se hoje o Dia Internacional da Juventude. Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Dezembro de 1999, é um dia em que por todo o mundo são empreendidas inúmeras actividades exclusivamente organizadas para a Juventude.

Em Portugal, são várias as instituições que apostam neste dia para promover iníciativas para a Juventude, e que vão desde Juntas de Freguesia, passando por Câmaras Municipais a inúmeras entidades públicas e privadas.

Por exemplo, a CP oferece as viagens de comboio nos serviços Regional e Urbano a todos os jovens com idades entre os 12 e os 25 anos; no Porto, a Câmara Municipal organiza várias actividades que decorrem em diferentes pontos da cidade: Edifício Transparente, Praça Parada Leitão, museus e bibliotecas da cidade; o acesso à Fundação de Serralves será gratuito, enquanto a Casa da Música disponibiliza 40 visitas guiadas; haverá ainda descontos em alguns cruzeiros no Douro; a TAP lançou uma campanha promocional para jovens, na qual oferece 20 por cento de desconto em todos os voos para a Europa a partir de Outubro, sendo campanha é válida apenas para reservas efectuadas a 12 de Agosto.

Por cá, em Viana do Castelo, são várias as Câmaras Municipais que levam por diante algumas actividades para assinalar este dia, bastando para isso consultar a agenda dos vários municípios do Alto Minho ou então visitar o sítio do Instituto Português da Juventude (IPJ).

É também aí que se dá conta do “estatuto de observador” do município de Ponte da Barca.

Passados dez meses das últimas eleições, à semalhança dos últimos quatro anos, o termo “juventude” continua a ser um algo que não consta de certo nem na agenda do nosso município nem do governo pelo que é impossível ficarmos indiferentes ao actual cenário.

Amanhã às 17h00 a JSD assinalará o Dia Internacional da Juventude denunciando a falta de soluções do Governo Socialista em matéria de Juventude. Junta-te a nós para requisitares o "passaporte dourado para o desemprego" em frente ao Ministério do Trabalho na Praça de Londres, em Lisboa.

Sem comentários: