terça-feira, 30 de novembro de 2010

XXI Congresso Nacional da JSD: inesquecível!



A JSD Ponte da Barca marcou presença no XXI Congresso Nacional da JSD com a maior representação de sempre: 5 jovens de Ponte da Barca irão representar o seu concelho na reunião magna da maior organização política de juventude em Portugal.

Cláudia de Calheiros (Delegada), Sandrina Ribeiro (Delegada), Olga Cerqueira (Obs.), Iva Costa (Obs.) e José Alfredo Oliveira (membro do Conselho Nacional) foram os participantes de Ponte da Barca no Congresso Nacional da JSD que reuniu nos dias 26, 27 e 28 na cidade de Coimbra.

A liderança da JSD foi disputada entre dois candidatos: Duarte Marques (Lista A), à data vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD, e Carlos Reis (Lista B), Presidente da Comissão Política Distrital de Braga. Ganhou por 62% - 370 votos - Duarte Marques para a Comissão Política Nacional da JSD, tendo Carlos Reis obtido 38% - 220 votos. Para a Mesa do Congresso foi eleito Hugo Soares como Presidente. Para a Jurisdição Ricardo Sousa foi eleito presidente, tendo os resultados (385 Lista A-217 Lista B) resultado na eleição de 5 membros da Lista A e 2 da Lista B. Para o Conselho Nacional a Lista A, encabeçada por Joana Barata Lopes obteve 35 mandatos e a Lista B, encabeçada por Rómulo Coelho, obteve 20 mandatos.

No que diz respeito à Revisão Estatutária da JSD, a proposta apresentada que tinha sido aprovada no Conselho Nacional da JSD obteve a concordância da larga maioria dos congressistas, tendo por isso sido aprovada.

No domingo, já depois de apurados os resultados eleitorais realizou-se a cerimónia de encerramento que contou com a presença do Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho. Duarte Marques, na sua intervenção destacou algumas das suas prioridades para o mandato que agora começa: o desemprego jovem é a bandeira fracturante que carece de primordial atenção na apresentação de propostas para o principal problema dos jovens. A Educação virada para a aquisição de competências em vez dos números estatísticos, de qualidade e de exigência em vez da cosmética dos números e do facilitismo, foram tónicas dominantes no discurso do recém-eleito Presidente da JSD, que tem como mote para o seu mandato o resgate do futuro desta geração.

Lançou o desafio aos deputados do PSD, bem como ao Presidente do PSD, de apresentar uma proposta na Assembleia da República, através dos deputados da JSD, para que 2% do financiamento público dos partidos políticos seja necessariamente alocado à formação política dos seus quadros. Em seguida, o Presidente do PSD manifestou total abertura em fazer desta também uma bandeira do PSD, e destacou a autonomia e a qualidade da intervenção da JSD ao longo dos últimos 4 anos, no mandato do Presidente cessante da JSD, Pedro Rodrigues. Endereçou ainda os cumprimentos e desejou boa sorte aos novos órgãos da JSD, particularmente à equipa liderada pelo companheiro Duarte Marques

Durante os trabalhos do Congresso, usou a palavra a delegada Sandrina Ribeiro, Vice-presidente da JSD Ponte da Barca, onde deu a conhecer os problemas que os jovens de Ponte da Barca enfrentam e soluções que, no entender da estrutura concelhia, devem ser tidas em conta para responder aos anseios dos jovens barquenses.

Ao Duarte Marques, novo Presidente da JSD, a JSD Ponte da Barca está ao seu lado para juntos lutarmos pela juventude portuguesa, por uma Geração com Futuro!

Sem comentários: