sábado, 30 de setembro de 2006

MOÇÃO DE LOUVOR AO BBC FOI APROVADA POR UNANIMIDADE

No passado dia 29, reuniu emsessão ordinária, nas instalações da EPRALIMA, a Assemblei Municipal de Ponte da Barca. No periodo antes da ordem do dia, o Deputado Social Democrata José Alfredo Oliveira apresentou uma Moção de Louvor ao BARCA BASKET CLUB, a qual foiprovada por unanimidade:
.
MOÇÃO DE LOUVOR AO BARCA BASKET CLUBE

O Deputado que a este documento subscreve propõe à Mesa, nos termos do actual regimento, seja consignada em Acta e feito constar dos anuais desta Assembleia Municipal a MOÇÃO DE LOUVOR ao BARCA BASKET CLUBE, pelo serviço prestado à comunidade barquense, através do seu Presidente, Teófilo Sousa.

O DEPUTADO JOSÉ ALFREDO OLIVEIRA
GRUPO PARLAMENTAR PSD NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL


Ao iniciar a minha primeira intervenção nesta assembleia, quero desde logo dizer que é com muita honra que a esta assembleia pertenço e a ela pretendo dignificar, o que para isso, conto com o apoio de todos os partidos políticos com presença nesta assembleia.

O desporto constitui uma actividade fundamental no processo de desenvolvimento do ser humano. E constitui um óptimo suporte no processo educativo do jovem. Contudo, a esta definição de princípios, por todos aceite, não tem correspondido a realização, na prática, de esforços e acções que alterem a actual realidade.
.
Ao nível de políticas desportivas, não existe nada de consistente, para além de algum trabalho desgarrado que não tem apoios, estruturas e motivações. Nesta área, paradigmaticamente, a sociedade civil tem demonstrado uma pujança que ultrapassa o seu dever e cobre a abstenção dos poderes públicos.
.
Contudo, vivemos, no sistema desportivo português, permanentemente em défice de dados geradores de informação. A Administração Pública tem vindo a transformar o desporto num espaço de secretismo e de ignorância generalizada sem precedentes.
.
Hoje a generalização do interesse pelo desporto, enquanto prática, educação, espectáculo, recreação, de excelência e profissional ou, entre outros, por todo um conjunto de actividades desportivas ligadas à natureza colocam os organismos do sistema desportivo perante a incontornável necessidade de adaptação a um sistema aberto, em interacção dinâmica com o meio social, económico e político.
.
Para nós estas questões passam pela idealização de um novo conceito de desenvolvimento desportivo, um desenvolvimento sustentado.
.
Como tal, defendemos a elaboração de um efectivo e verdadeiro plano desportivo municipal. E as mudanças ao nível do plano desportivo deverão ter em conta vários factores, tais como as necessidades e possibilidades desportivas que o Concelho nos oferece assim como as tendências da Cultura Desportiva.
.
Nos últimos anos tem-se vindo a desenvolver o conceito democrático da prática desportiva, assistindo-se a uma globalização das grandes tendências mundiais e a uma massificação e diversificação da prática desportiva. Cada vez mais se caminha para a sua progressiva individualização, a que não será alheio o aumento da esperança média de vida, que conduz a que o contacto com a prática desportiva ocorra mais cedo e que se prolongue ao longo de toda a vida.
.
O actual executivo deve eleger o Desporto como uma opção estratégica de desenvolvimento social, e por isso, a sua actuação deverá ter em linha de conta a profissionalização dos responsáveis pela instrução desportiva, pois dever-se-á combater o monitorismo e defender o profissionalismo, adoptando como modelo, o BARCA BASKET CLUBE.
.
De igual modo, é imprescindível a sensibilidade para reconhecer e valorizar o papel desempenhado pelos dirigentes desportivos amadores desta associação.
.
Estes homens e mulheres dispensam muito do deu tempo e dos seus recursos, dando o seu melhor a esta associação, em prol da comunidade barquense. Urge reconhecer o seu empenho e mérito, valorizando o seu estatuto, fomentando a formação e, assim, tornando mais dinâmica e eficiente a gestão do Desporto em Ponte da Barca.
.
A presente MOÇÃO tem o objectivo de aplaudir o excelente trabalho do BARCA BASKET CLUBE, pelo seu contributo à boa prática do desporto, à divulgação do nome de Ponte da Barca pelas melhores razões, pela sua força até hoje demonstrada em incentivar muitos jovens à pratica desportiva, que através desta forma, em nosso ver, a mais correcta, preenchendo o seu tempo, nem sempre livre, com alegria, formação, profissionalismo, companheirismo e, sobretudo, responsabilidade.
.
Neste sentido, esta Assembleia deve reconhecer o esforço desta notável e exemplar associação.

Muito Obrigado.”


O DEPUTADO MUNICIPAL, ELEITO PELO PSD
JOSÉ ALFREDO DE OLIVEIRA