segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Novidade?!

Os jovens universitários portugueses são mais afectados pelo desemprego de longa duração do que a média dos universitários desempregados nos restantes países da OCDE, revela o relatório «Education at a Glance», que foi ontem divulgado e que é mais vasta compilação de dados sobre os sistemas educativos daquele espaço económico composto por 30 países.

Segundo avança o mesmo relatório, refere a edição desta terça-feira do jornal Público, a mesma conclusão é válida para para os jovens desempregados que não completaram o ensino secundário.

Tendo por base dados de 2007, o relatório mostra que o desemprego de longa duração afecta 51 por cento dos desempregados portugueses com diploma universitário e idades entre os 25 e os 34 anos, ao passo que, nos países da OCDE, esta taxa é de 42 por cento.

Já se a comparação for entre os desempregados da mesma faixa etária mas com qualificações abaixo do ensino secundário, o peso do desemprego de longa duração sobe: é de 61 por cento em Portugal, contra os 55 por cento da média dos países da OCDE.