sábado, 12 de maio de 2007

Feira do Livro 2007

Com início no dia 12 de Maio e encerramento no dia 20 do mesmo mês, arranca mais uma edição da Feira do Livro, na Praça da República, em Ponte da Barca.
.
Esta iniciativa, que visa promover os Livros e a Leitura prima, como já vem sendo habito, pela diversidade de actividades.
.
Na abertura oficial da feira do livro (sábado, dia 12), que coincide com o início do Fim de Semana Gastronómico dedicado à Posta Barrosã, decorrerá uma conferência com o Chefe Silva.
Ainda nesse dia, como um dos pontos altos do programa cultural da Feira do Livro, actuam Maria Anadon & Five Play. É uma banda que pode ser virtualmente considerada como as Nações Unidas do Jazz fundindo culturas do mundo (Voz – Maria Anadon: Portugal/ Saxofone e clarinete – Anat Cohen: Israel/ Piano – Tamoko Ohno, Baixo – Noriko Ueda: Japão e Bateria – Sherrie Maricle: EUA), com um espírito de companheirismo musical extraordinário e com a partilha de uma visão criativa.

Esta síntese de talento, paixão e sensibilidade global produziu um quinteto emocionante enraizado na tradição do Jazz.
.
Francisco Sampaio, Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, e autor do livro Retalhos do Alto Minho (...) Quase um Rumor de Festa é outra das presenças esperadas para conferência, de entre outras que terão lugar durante esses dias.
.
Destaque, ainda, para a conferência sobre Miguel Torga, sob o lema “UM ARTISTA, UM HOMEM E UM REVOLUCIONÁRIO” por Isabel Ponce de Leão. Ainda neste âmbito, decorrerá uma EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE MIGUEL TORGA, no restaurante das piscinas municipais.
.
Do restante programa de animação da feira, constam Encontros com Escritores, Espectáculos Musicais, Ateliers, Cinema, animação com palhaços, muitas histórias e muita magia, entre outras actividades.
.
Consulte o Programa Detalhado da Feira do Livro a ser realizada no concelho de Ponte da Barca.

Local: Praça da República.

Data: De 12 a 20 de Maio de 2007.

Hora: Das 10.00h às 24.00h.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

No dia 9 de Maio, comemora-se o aniversário da Declaração Schuman, proferida a 9 de Maio de 1950 e que constituiu o primeiro passo da cooperação europeia que comemora 50 anos este ano.

Num apelo público proferido em 9 de Maio de 1950, o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman exortou os países europeus, desgastados pela guerra, a criarem uma autoridade comum para gerir em conjunto a sua produção de carvão e aço, abrindo assim caminho para uma cooperação europeia de âmbito muito mais alargado. Sete anos mais tarde, em 25 de Março de 1957, o seu sonho tornou-se realidade, quando os líderes de seis países se reuniram em Roma para assinar o Tratado fundador das então denominadas Comunidades Europeias.