quinta-feira, 17 de julho de 2008

JSD na ERMIDA!

A Comissão Política da JSD (Juventude Social Democrata) de Ponte da Barca deslocou-se no dia 12 de Julho à Freguesia da Ermida.

Uma vez chegados à Freguesia da Ermida, a Comissão Política da JSD de Ponte da Barca foi calorosamente recebida pelos seus autarcas e pela sua população que propositadamente interrompera os seus trabalhos para os receber.

Os jovens sociais democratas iniciaram a sua visita no Museu da Ermida. Esta instituição pública, inaugurada pelo Presidente da República Mário Soares na década de 80, encontra-se lamentavelmente encerrada e em avançado estado de abandono, por parte das entidades responsáveis louvando-se aqui o papel dos autarcas da Ermida, em especial o Presidente de Junta, Sr. Manuel Dias Ascenção que tudo têm feio para que a situação se reverta.


No entanto, foi com o entusiasmo do autarca que propositadamente abriu o Museu ao visitantes e puderam conhecer as peças que o compõem, tendo estas sido apresentadas de forma entusiástica. Como é do conhecimento público, neste núcleo museológico, onde se documenta a riqueza etnográfica da comunidade de Ermida e os seus antecedentes pré-históricos e romanos, destacam-se a Pedra dos Namorados e a Estátua de Menhir (símbolo da freguesia).

Após o Museu, foi a vez da antiga Escola Primária, do particular centro da freguesia, da Igreja, e da incomparável citânia de Bilhares, tendo a visita terminado na nova sede da junta de freguesia onde foi projectado um vídeo sobre usos, costumes e tradições da freguesia da Ermida.

A Comissão Política da JSD de Ponte da Barca lamenta que não sejam aproveitadas e exploradas pelo concelho as características ímpares desta freguesia, nomeadamente no que diz respeito à enorme riqueza histórica, cultural, turística e ecológica que esta detém, pois, uma vez estas características inseridas em alguns programas transfronteiriços e/ou comunitários, estes em muito iriam promover a freguesia da Ermida e o concelho de Ponte da Barca.

A JSD de Ponte da Barca orgulha-se do trabalho até hoje desenvolvido pelos autarcas da Freguesia da Ermida, em especial pelo seu Presidente, Sr. Manuel Dias Ascenção, Homem capaz, determinado e sempre leal aos superiores interesses da hospitaleira população da Ermida.

A «aventura do desenvolvimento»!

Os municípios de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca embarcaram na «aventura do desenvolvimento» em prol do Alto Lima, assinando um protocolo para a elaboração em simultâneo dos planos de urbanização dos dois concelhos.

O protocolo foi assinado ontem, durante a sessão de assinatura do documento no salão nobre dos Paços do Concelho de Ponte da Barca, pelos respectivos Presidentes de Câmara, Dr. Francisco Rodrigues Araújo e Vassalo de Abreu.

Mais um grande passo na união destes dois concelhos e na afirmação do intermunicipalismo.