sábado, 3 de janeiro de 2009

JSD em Azias

A Comissão Política da Juventude Social Democrata (JSD) de Ponte da Barca deslocou-se no passado dia 30 de Dezembro à Freguesia de Azias.

Recebidos na Sede de Junta de Freguesia de Azias, a visita começou com uma reunião com os autarcas da Freguesia, onde foram destacados os complexos problemas com que os jovens de Azias se deparam, nomeadamente a falta de apostas na criação de empregos locais e a desertificação afirmada pela forçada emigração para outras localidades, na maioria dos casos para o distrito de Braga.


Problema comum em relação à maioria das freguesias do nosso concelho, único sem zona industrial.

Após a reunião, a visita à sede de Junta de Freguesia evidenciou o empenho dos autarcas, pois esta obra para além de ter sido bem executada, superou o próprio orçamento, tendo ficado o preço final muito aquém do esperado para a sua conclusão. Já o mesmo não se pode dizer em relação às promessas eleitorais do Partido Socialista relativas ao próprio edifício, que uma vez mais se ficou como a maioria…nada se fez.

Outro dos problemas apontados pela Junta de Freguesia de Azias (e sua principal batalha com o actual executivo socialista) tem a ver com a Escola Primária de Azias.

Edifício que era há muito reivindicado pela população de Azias, por momentos viu-se na eminência de encerrar, por decisão unilateral do executivo socialista, com o objectivo de tudo centralizar, deixando então – como em muitas freguesias – o edifício ao completo abandono.

No entanto e por considerarem que existiam condições para que esta continuasse em funcionamento, a população de Azias insurgiu-se contra a decisão, nomeadamente através da organização de um abaixo-assinado, posteriormente enviado para a Assembleia da República e para os demais Partidos nela representados. Facto este que fez com que ainda hoje a freguesia de Azias tenha a sua escola em pleno funcionamento e com todas as condições para tal.

Depois da reunião, a visita da JSD a Azias prosseguiu pelos seus 17 lugares, onde os jovens sociais democratas puderam entrar em contacto com a população e aí conhecer as suas reivindicações relativas aos mais jovens.

A Comissão Política da JSD de Ponte da Barca lamenta o sucessivo esquecimento por parte do executivo socialista, o qual resulta na ausência de medidas através das quais se possa aproveitar e explorar, pelo concelho, características desta freguesia, principalmente no que diz respeito à enorme riqueza histórica, cultural, e ecológica que esta detém, pois, uma vez estas características inseridas em alguns programas comunitários, em muito iriam promover a criação de postos de trabalho no concelho de Ponte da Barca, em particular na Freguesia de Azias.


A JSD de Ponte da Barca orgulha-se do trabalho até hoje desenvolvido pelos autarcas social democratas da Freguesia de Azias, em especial pelo seu Presidente, Sr. António Oliveira, homem capaz, determinado e sempre leal aos superiores interesses da população de Azias.