quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Bom S. Bartolomeu!


S. Bartolomeu


Cara (o)s Jovens Barquenses,

Cabe-nos, JSD, a enorme, mas também a mais digna tarefa de representar inúmeros jovens que simpatizam e fazem representar a ideologia social-democrata no concelho de Ponte da Barca, pois acreditam nas potencialidades do seu concelho e num Futuro maior para este.

Activa desde 2006, a Juventude Social Democrata apresenta-se em Ponte da Barca como a única estrutura política composta por jovens barquenses que a uma só voz afirmam que a grande aposta na Ponte da Barca do Futuro terá de ser na afirmação das novas gerações, garantindo que estas assumam o seu legítimo papel, como motor de tão esperada Mudança do Nosso concelho.

Aproxima-se mais uma “edição” das festas em honra de S. Bartolomeu, romaria de referência de todo o Alto Minho, quer pelo seu passado histórico assente num cariz cultural enraizado no nosso povo, quer ainda pela jovialidade e frenesim que se vive durante os dias de romaria. O apego da população barquense à sua terra, atinge neste período o auge. Todos regressam a casa. Todos os amigos se encontram e todos choram por os que não encontram.

Nós, jovens, ainda vivemos o S Bartolomeu sem máculas. Sabemo-las pelos relatos dos mais velhos, cuja sabedoria fez com que herdássemos este magnífico legado cultural, imortalizado pela excepcional poesia de Manuel Parada: Romaria de S. Bartolomeu.

S. Bartolomeu é para nós sinónimo de Verão e este transforma-se em sinónimo de época propícia a excessos, em que muitos jovens pagam com a própria vida as consequências de alguns comportamentos de risco nos quais a sociedade está envolvida. Vivamos pois este Verão com cautela porque se nos acautelarmos correr como sempre, da melhor forma.

E, tu que és jovem como nós, não te esqueças de viver o S Bartolomeu. Traz um amigo (a), veste a tua camisa minhota e entra na folia.

Um abraço amigo a todos os jovens de Ponte da Barca e…UM EXCELENTE S. BARTOLOMEU!


José Alfredo Oliveira
Presidente da CPS JSD Ponte da Barca