quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PONTE DA BARCA MARCA PRESENÇA NA 5ª EDIÇÃO DA UNIVERSIDADE EUROPA PSD/JSD

Já vai na 5ª edição as Universidades Europa promovidas conjuntamente pela JSD, PSD, pelo Instituto Sá Carneiro e pelo PPE. Esta edição terá lugar no fim-de-semana de 27, 28 e 29 de Janeiro, na Curia (Aveiro), e mais um grupo vasto de jovens de todo o país terá oportunidade de participar numa acção de formação política sobre assuntos europeus do mais alto nível e qualidade, entre os quais, a barquense Joana Pereira.

Natural da freguesia de Crasto, Joana Pereira exerce actualmente o cargo de Vice-Presidente da Comissão Política da JSD de Ponte da Barca, licenciada em Relações Internacionais ela Universidade do Minho e a frequentar o Mestrado em Relações Internacionais - Estudos de Paz e Segurança na Universidade de Coimbra é a segunda participante barquense numa Universidade Europa.

Um fim-de-semana intenso de aulas, a Universidade Europa terá como 'professor' o actual Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, e responsável pelo acompanhamento da aplicação do Memorando da Troika – Prof. Carlos Moedas.
Esta edição da Universidade de Verão contará com ilustres Deputados Europeus: Maria da Graça Carvalho, Nuno Teixeira, Regina Bastos, Mário David, José Manuel Fernandes e Maria do Céu Patrão Neves.

Na sessão formal de abertura da Universidade, o Reitor desta Universidade, Carlos Coelho, fará uma intervenção, seguindo-se o Presidente da JSD, Duarte Marques.

Os temas em debate vão desde a relevância do Euro para Portugal, a importância da PAC, o Emprego e Crescimento, passando por uma formação de como funciona a UE e quem o orçamento comunitário, como também se debaterá o Ambiente.
Domingo dia 29 o encerramento da Universidade terá a presença do Deputado Europeu e Vice-Presidente do PPE, Paulo Rangel.

Depois da participação de José Alfredo Oliveira na edição de 2008, a JSD de Ponte da Barca volta a ter representação nesta importante iniciativa nacional que visa promover uma formação de excelência e trazer a debate assuntos tão relevantes como a União Europeia.