quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Tratado de Lisboa


JSD nos corredores do Tribunal Administrativo


A distrital de Lisboa da JSD acusou hoje o presidente nacional, Pedro Rodrigues, de estar por trás de irregularidades para adulterar as eleições no distrito e anunciou uma providência cautelar para adiar o acto eleitoral.

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da distrital de Lisboa da JSD, Pedro Carvalho, acusou os órgãos nacionais de estarem a tentar "adulterar o resultado eleitoral" no distrito e anunciou: "Vamos hoje simbolicamente entregar a chave da sede da distrital ao presidente nacional da JSD".

"Vamos colocar uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Lisboa no sentido de impedir que este acto eleitoral decorra, porque é completamente irregular", adiantou o secretário-geral da distrital de Lisboa da JSD, observando: "Isto não é o Zimbabué!".

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

JSD Ponte da Barca propõem reactivação do Conselho Municipal de Juventude

Na última sessão da Assembleia Municipal de Ponte da Barca a 26 de Setembro, a Juventude Social Democrata de Ponte da Barca propôs a reactivação do Conselho Municipal de Juventude do concelho.

Tendo em atenção o enorme fosso existente entre os jovens e a sua participação na vida pública, sobretudo na política e com tendência a aumentar, a JSD de Ponte da Barca referiu que é urgente alterar este sério panorama onde todos têm responsabilidades.

Para José Alfredo Oliveira, deputado PSD, não tem havido o esforço necessário da maioria para a credibilização da vida política, pelo que “esse esforço não dispensa algo de muito simples: ouvir o povo e falar-lhe com verdade. Vender ilusões não é, seguramente, a melhor forma de fortalecer o imprescindível clima de confiança que deve existir entre os jovens e a classe política”.

Nesse sentido, referiu que a melhor das medias para colmatar esta falha passa “pelo reforço do papel que os jovens podem ter na sua comunidade, reforçando-o nas responsabilidades que podem assumir, nas decisões em que se podem envolver, nas capacidades que desenvolvem e na sua participação na vida associativa e política”, surgindo assim a figura do Conselho Municipal de Juventude, órgão que “proporciona oportunidades de participação nas decisões que lhes dizem respeito, fomentando o exercício de uma cidadania activa e consolidando a própria democracia representativa”.

Baseado nessa preocupação e na constatação da inexistência de qualquer relação institucional entre o poder político e os jovens em Ponte da Barca, o Deputado do PSD apresentou à Assembleia Municipal a proposta de integração e discussão da reactivação do Conselho Municipal de Juventude de Ponte da Barca, criado em 2004 pelo anterior executivo do PSD mas entretanto deixado ao completo abandono pelo actual executivo.

Tendo em conta a importância do tema e com o objectivo de proporcionar um debate mais aprofundado sobre esta importante figura que é o Conselho Municipal de Juventude, a proposta apresentada foi agendada para a sessão ordinária de Dezembro.