A Arquidiocese de Braga, Câmara Municipal de Ponte da Barca, Universidade de Coimbra e Academia Portuguesa de História prestaram uma homenagem póstuma ao cónego Avelino Jesus Costa, que completaria, ontem, 100 anos.
Nas diversas intervenções, o Arcebispo Primaz salientou aos participantes na homenagem que a memória daquele investigador encerra em si um desafio a que a Igreja – sacerdotes e leigos – abrace um projecto cultural consistente que resulte numa maior credibilização eclesial.

.
A vinda deste espólio para Braga foi, diz o Vice-Reitor do Seminário de São Pedro e São Paulo,”algo atribulada. O padre Avelino Costa deixou a colecção ao Seminário de Nossa Senhora da Conceição, que depois a cedeu a este seminário. A transferência foi feita em dois dias”, revelou o padre Joaquim Félix. Além dos “seis ou sete mil volumes”, a colecção integra, ainda, várias pedras da colecção particular, um par de óculos, uma máquina de microfilmes, uma pasta e uma mala de viagem. Tudo objectos usados no dia-a-dia do Cónego Avelino Costa. É possível admirar, também, uma imagem de Nossa Senhora da Paz, um Breviário do Século XV, e vários livros sobre História e Liturgia. Apenas metade da obra que vai ser digitalizada na totalidade, pode ser vista na nova biblioteca.
Idealizado pelo arquitecto bracarense António Jorge, o espaço está disposto de uma forma muito singular. ” Apresenta a forma de duas mãos que recebem o património”, adianta o arquitecto responsável pela obra. Desta forma, revela António Jorge, “este trabalho significa o carinho que se quer dar à pessoa. Foi uma maneira de receber, de forma responsável, um património rico.
”Para projectar a obra, o arquitecto socorreu-se de várias fotografias tiradas pelo Cónego Avelino de Jesus da Costa à torre central do Castelo do Lindoso, em Ponte da Barca.Natural daquele concelho alto minhoto, onde nasceu em 4 de Janeiro de 1907, Avelino de Jesus da Costa passou por seminários de Coimbra e Braga. Faleceu em 2000, com 93 anos.
Estiveram presentes nesta grandiosa cerimónia autarcas e ex-autarcas eleitos pelo PSD, nomeadamente Dr. Cabral de Oliveira, ex-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Lino Freitas e Sr. Rodrigues, Vereadores na Câmara Municipal, o Presidente do PSD de Ponte da Barca, Sr. João Esteves e o Presidente da JSD de Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, para além de outros membros da AM.