sábado, 5 de janeiro de 2008

Homenagem ao Cónego Avelino Jesus da Costa, Investigador , Académico, Barquense

A Arquidiocese de Braga, Câmara Municipal de Ponte da Barca, Universidade de Coimbra e Academia Portuguesa de História prestaram uma homenagem póstuma ao cónego Avelino Jesus Costa, que completaria, ontem, 100 anos.

Nas diversas intervenções, o Arcebispo Primaz salientou aos participantes na homenagem que a memória daquele investigador encerra em si um desafio a que a Igreja – sacerdotes e leigos – abrace um projecto cultural consistente que resulte numa maior credibilização eclesial.

O Seminário de São Pedro e São Paulo tem disponível, desde ontem, um espaço destinado ao espólio do Cónego Avelino de Jesus da Costa. O espaço foi inaugurado pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, no dia em que se assinalaram os 100 anos do nascimento do cónego Avelino Costa. Um homem que, no entender do responsável máximo da Igreja Católica em Braga, se destacou “pela grande inteligência”. Daí que, continuou D. Jorge Ortiga, “este espaço seja um obrigado ao cónego Avelino Costa por tudo o que fez em prol do conhecimento”.
.
A vinda deste espólio para Braga foi, diz o Vice-Reitor do Seminário de São Pedro e São Paulo,”algo atribulada. O padre Avelino Costa deixou a colecção ao Seminário de Nossa Senhora da Conceição, que depois a cedeu a este seminário. A transferência foi feita em dois dias”, revelou o padre Joaquim Félix. Além dos “seis ou sete mil volumes”, a colecção integra, ainda, várias pedras da colecção particular, um par de óculos, uma máquina de microfilmes, uma pasta e uma mala de viagem. Tudo objectos usados no dia-a-dia do Cónego Avelino Costa. É possível admirar, também, uma imagem de Nossa Senhora da Paz, um Breviário do Século XV, e vários livros sobre História e Liturgia. Apenas metade da obra que vai ser digitalizada na totalidade, pode ser vista na nova biblioteca.

Idealizado pelo arquitecto bracarense António Jorge, o espaço está disposto de uma forma muito singular. ” Apresenta a forma de duas mãos que recebem o património”, adianta o arquitecto responsável pela obra. Desta forma, revela António Jorge, “este trabalho significa o carinho que se quer dar à pessoa. Foi uma maneira de receber, de forma responsável, um património rico.
”Para projectar a obra, o arquitecto socorreu-se de várias fotografias tiradas pelo Cónego Avelino de Jesus da Costa à torre central do Castelo do Lindoso, em Ponte da Barca.Natural daquele concelho alto minhoto, onde nasceu em 4 de Janeiro de 1907, Avelino de Jesus da Costa passou por seminários de Coimbra e Braga. Faleceu em 2000, com 93 anos.

Estiveram presentes nesta grandiosa cerimónia autarcas e ex-autarcas eleitos pelo PSD, nomeadamente Dr. Cabral de Oliveira, ex-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Lino Freitas e Sr. Rodrigues, Vereadores na Câmara Municipal, o Presidente do PSD de Ponte da Barca, Sr. João Esteves e o Presidente da JSD de Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, para além de outros membros da AM.

domingo, 30 de dezembro de 2007

A demora no pagamento por parte das Câmaras (100ª postagem!)

A «esmagadora maioria» das autarquias continua a pagar com «atrasos substanciais» às empresas de construção, demorando em média 7,1 meses a liquidar as dívidas, quando o prazo legal é de dois meses, denunciou a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas.

De acordo com a FEPICOP, o inquérito semestral de Outono conseguiu obter informações sobre os prazos de pagamento de 283 autarquias (92% do total), o que permitiu individualizar os prazos para 135 autarquias «com elevado grau de confiança».

«Verifica-se, pela primeira vez desde a Primavera de 2005, uma ligeira melhoria do prazo que, face ao inquérito anterior, se reduz em cerca de 15 dias. Contudo, analisando os piores prazos médios declarados, constata-se que das 135 autarquias apuradas, 20 liquidam as suas dívidas a empresas de construção num prazo superior a um ano».

Segundo a FEPICOP, a Câmara de Ponte da Barca situa-se na média dos 7,1 meses a liquidar as dívidas às empresas de construção civil.