sexta-feira, 27 de março de 2009

António José Amaral: "O PSD é que coordena o Concelho de Viana!"

Quem o diz é António Amaral, Presidente da Comissão Política do PSD de Viana do Castelo.
.
Numa excelente entrevista concedida ao Semanário distrital "Alto Minho", o Vereador do PSD na Câmara Municipal de Viana do Castelo faz um balanço do trabalho até agora feito pelo PSD vianense, onde realça o facto de que "as propostas do PSD têm sido extremamente relevantes para o debate político no concelho", sendo prova, entre muitas outras, a proposta do PSD para a realização do referendo municipal a propósito da adesão de Viana do Castelo à Comunidade Intermunicipal Minho-Lima, demonstrando aos vianenses que o PSD "tem a capacidade de liderança e a capacidade de mudança, novas ideias, novas pessoas".
.
Trabalho que foi já aprovado pelos militantes, demonstrado pela inequivoca unanimidade do partido na sua indicação para candidato a Presidente de Câmara de Viana do Castelo pelo PSD, aguardando apenas a homolgação por parte da Comissão Política Distrital e Nacional.
.
Uma entrevista a seguir.

terça-feira, 24 de março de 2009

Dia do Estudante marcado por protestos em todo o País

Algumas centenas de estudantes manifestaram-se hoje um pouco por todo o país contra as políticas do Ministério da Educação, em protestos com fraca afluência que os alunos atribuem ao regime de faltas.
.
Exames não", "Ministra, escuta, os estudantes estão em luta", "É essencial educação sexual", "O estatuto está mal, é um código penal" e "Somos muitos, muitos mil, para continuar Abril", foram algumas das palavras de ordem ouvidas na concentração frente à Câmara do Porto, que por volta das 10:00 seguiu para junto das instalações da Direcção Regional de Educação do Norte.

Em Lisboa, as palavras de ordem "Não, não, não a esta Educação" e "Está na hora de a Ministra ir embora" eram gritadas por cerca de cem alunos do secundário de várias escolas da cidade.

Em Coimbra, o protesto mobilizou cerca de 30 estudantes acompanhados por seis agentes da PSP. Na concentração na Praça 8 de Maio ouviram-se frases como: “A educação é um direito, sem ela nada feito”; “O preço dos livros aumenta, o estudante não aguenta” e “Estatuto está mal, é o Código Penal”.

Junto ao Governo Civil de Coimbra os manifestantes concentraram-se, entregando depois um abaixo-assinado contra o actual sistema de ensino.

Debaixo das críticas dos estudantes do ensino secundário estão o regime de faltas e o Estatuto do Aluno, contra os quais já se manifestaram a 04 de Dezembro passado.

Também os alunos do ensino superior assinalam hoje o Dia do Estudante.

Em Lisboa, um protesto que culminou na Assembleia da República juntou uma centena de estudantes, gritando "Propinas e Bolonha é tudo uma vergonha" e reivindicando mais apoio social e o não pagamento de propinas nas faculdades.

Em Évora, cerca de 40 alunos do curso de artes visuais da Universidade de Évora protestaram hoje no centro da cidade contra as propinas e processo de Bolonha e exigiram melhores condições de ensino.

Os estudantes reclamam um ensino público gratuito, sem propinas e mais apoios na Acção Social Escolar, manifestando-se contra o processo de Bolonha e a gestão das universidades por fundações, previsto no novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, que entrou em vigor em 2007.