sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Combates "a la mode"...

Manuel Alegre manifestou-se hoje a favor da liberdade de voto na bancada do PS face aos projectos a favor dos casamentos homossexuais, mas lamentou que a JS apenas se preocupe com questões «fracturantes» que estão na «moda».

«Sou a favor da liberdade de voto e da liberdade de consciência, mas tenho pena que a Juventude Socialista só fale destas questões fracturantes [casamentos entre pessoas do mesmo sexo], que estão na moda, e não fale das grandes questões sociais do país», declarou o deputado socialista, à entrada para o plenário da Assembleia da República.
.
O ex-candidato presidencial e vice-presidente da Assembleia da República afirmou que «gostaria que as pessoas, nomeadamente os jovens, que têm razões em preocupar-se com isso [casamentos homossexuais], se preocupassem também com outras coisas».
«Gostava de os ouvir falar sobre o Código Laboral, sobre o desemprego, sobre o Serviço Nacional de Saúde, mas infelizmente não os ouvi falar sobre isso...».

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

"A formação é a aposta chave deste governo", José Sócrates

O distrito de Viana do Castelo conta este ano lectivo com 145 escolas primárias, menos 113 do que em 2005-2006, mas a tendência é para reduzir ainda mais, com a aposta na construção de centros escolares.
.
Em relação ao ano lectivo anterior, o distrito perde 15 escolas, concretamente oito em Arcos de Valdevez (passa de 17 para nove), seis em Ponte de Lima (de 35 para 29) e uma em Viana do Castelo (de 48 para 47).
.
Os restantes concelhos mantêm exactamente o mesmo número de escolas do ano anterior: nove em Monção, 14 em Ponte da Barca, 11 em Caminha, 10 em Vila Nova de Cerveira, 10 em Valença, cinco em Melgaço e uma em Paredes de Coura.
.
As 145 escolas que vão funcionar este ano lectivo constituem exactamente metade do número de freguesias do distrito (290).

.
Por Ponte da Barca, onde já existe "um centro escolar" na sede do nosso concelho, as promessas subsistem, pois a Câmara "vai" construir mais duas estruturas do género, que deverão abrir também no ano lectivo 2009/2010 e que permitirão o encerramento das 15 escolas primárias que este ano ainda abrirão portas noutras tantas freguesias.