
Face aos graves problemas que se registam no início deste ano escolar, no concelho de Ponte da Barca, os vereadores do PSD de Ponte da Barca decidiram tornar público o seguinte:
1. Nas duas últimas reuniões de Câmara, os vereadores do PSD questionaram o Presidente da Câmara sobre o arranque do ano escolar, concretamente sobre se as obras nos centros escolares estariam concluídas a tempo e também sobre se se confirmava, ou não, o encerramento do Jardim de Infância e EB1 da Freguesia de Lavradas.
2. Quanto à primeira questão, o Presidente da Câmara garantiu de que tudo estaria pronto para que o início do ano lectivo decorresse com toda a normalidade. Quanto às escolas da Freguesia de Lavradas afirmou que nada sabia quanto ao assunto, pois aguardava indicações.
3. Lamentavelmente, apesar dos avisos lançados a tempo pelos vereadores do PSD, em várias reuniões de Câmara, o Presidente da Câmara, detentor do pelouro da educação, revelou-se incapaz de estabelecer as condições necessárias, e que estão sob a sua responsabilidade, por forma a evitar problemas no arranque do ano escolar. Estes são de tal forma graves que hoje, dia 16 de Setembro, as aulas encontram-se suspensas no Centro Escolar de S. Martinho de Crasto e no Centro Escolar da vila de Ponte da Barca.
4. A razão desta suspensão de aulas prende-se com o facto dos dois centros escolares não reunirem ainda as condições necessárias para receber os alunos. Após tanto tempo de construção, e apesar das garantias dadas sucessivamente pelo Presidente da Câmara, os prazos foram sistematicamente derrapando, comprometendo assim o início do ano escolar.
5. Relativamente à questão do encerramento da escola da Freguesia de Lavradas, lamentamos a forma como o Presidente da Câmara lidou com a situação, não tendo dado qualquer importância ao facto de existir uma petição com cerca de 500 assinaturas daquela freguesia, contra o encerramento da sua escola. Esperava-se que o Presidente da Câmara se mostrasse pelo menos interessado em dialogar com a população, procurando compreender aos seus receios e a legítima pretensão de toda uma comunidade.
6. Contudo, apesar do Jardim de Infância e a EB1 da Freguesia de Lavradas não constarem da lista das escolas que iriam encerrar, o Presidente da Câmara não só não fez qualquer esforço para esclarecer e informar a população como, ao que apurámos, aproveitando os últimos dias dos dirigentes da DREN, procurou obter a garantia do encerramento das escolas de Lavradas.
7. Esta atitude do Presidente da Câmara é reveladora do seu desrespeito para com o povo barquense, e sobretudo para com a freguesia de Lavradas, e da sua deslealdade para com os vereadores do PSD, dado que:
a) Apesar do despacho de encerramento das escolas ter sido dado pelo director da DREN ainda em Agosto, o Presidente da Câmara, quando questionado por um vereador do PSD sobre o assunto, numa reunião já no mês de Setembro, referiu que nada sabia oficialmente;
b) O Presidente da Câmara, ou os serviços da autarquia, nunca informaram o Presidente da Junta de Freguesia de Lavradas, numa atitude de total desrespeito e deslealdade institucional. O Presidente da Junta soube do encerramento das escolas por populares que, por sua vez, tomaram conhecimento do facto há escassos dias.
8. Lamentamos o facto de o Presidente da Câmara de Ponte da Barca, responsável pelo pelouro da Educação, se ter ausentado precisamente no tradicional momento de arranque do ano lectivo e especialmente perante os problemas que a comunidade escolar enfrenta neste momento.
9. Não é certamente esta a atitude que deve ter um Presidente de Câmara e não é com toda a certeza essa a atitude que os barquenses esperam do Presidente da Câmara de Ponte da Barca que, podendo estar reformado, não pode querer gozar a sua reforma ao serviço da autarquia.
10. Queremos endereçar aos alunos, encarregados de educação, professores, e restante comunidade escolar uma palavra de apoio e deixar-lhes a certeza de que os vereadores do PSD continuarão a trabalhar de forma empenhada e responsável para que a educação seja efectivamente uma aposta política e não apenas uma bandeira para os fugazes momentos de campanha política.
Ponte da Barca, 16 de Setembro de 2011
Os Vereadores do PSD de Ponte da Barca