sábado, 24 de setembro de 2011

JSD ACOMPANHOU ESTUDANTES NO REGRESSO ÀS AULAS EM PONTE DA BARCA



A Juventude Social Democrata realizou na passada quinta-feitra, dia 22, junto ao Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca uma campanha de Regresso às Aulas 2011, com o mote “ACORDA: PORTUGAL PRECISA DE TI”.

Este evento, promovido pela JSD Nacional, contou com a participação de alguns dirigentes estudantis, da direcção do Núcleo de Estudantes Social Democratas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e das várias estruturas nacional, distrital e concelhia de Ponte da Barca da JSD.

Esta iniciativa da JSD, que percorre todos os distritos de Portugal continental, lembrou aos estudantes barquenses as muitas formas como podem participar activamente na vida do seu local de ensino.

Os jovens da JSD Nacional, Distrital e das concelhias de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, que neste âmbito se deslocaram ao Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca para promover esta campanha, aproveitaram a oportunidade para recolher informações sobre o início do ano lectivo, problemas da escola e sugestões da comunidade escolar para melhorar a qualidade do ensino e da participação dos jovens estudantes na vida pública. Preocupações que a JSD Nacional, que esteve presente, fará chegar ao gabinete do ministro da Educação, Nuno Crato.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

(Des)Arrancou o Ano Escolar em Ponte da Barca!


Face aos graves problemas que se registam no início deste ano escolar, no concelho de Ponte da Barca, os vereadores do PSD de Ponte da Barca decidiram tornar público o seguinte:

1. Nas duas últimas reuniões de Câmara, os vereadores do PSD questionaram o Presidente da Câmara sobre o arranque do ano escolar, concretamente sobre se as obras nos centros escolares estariam concluídas a tempo e também sobre se se confirmava, ou não, o encerramento do Jardim de Infância e EB1 da Freguesia de Lavradas.

2. Quanto à primeira questão, o Presidente da Câmara garantiu de que tudo estaria pronto para que o início do ano lectivo decorresse com toda a normalidade. Quanto às escolas da Freguesia de Lavradas afirmou que nada sabia quanto ao assunto, pois aguardava indicações.

3. Lamentavelmente, apesar dos avisos lançados a tempo pelos vereadores do PSD, em várias reuniões de Câmara, o Presidente da Câmara, detentor do pelouro da educação, revelou-se incapaz de estabelecer as condições necessárias, e que estão sob a sua responsabilidade, por forma a evitar problemas no arranque do ano escolar. Estes são de tal forma graves que hoje, dia 16 de Setembro, as aulas encontram-se suspensas no Centro Escolar de S. Martinho de Crasto e no Centro Escolar da vila de Ponte da Barca.

4. A razão desta suspensão de aulas prende-se com o facto dos dois centros escolares não reunirem ainda as condições necessárias para receber os alunos. Após tanto tempo de construção, e apesar das garantias dadas sucessivamente pelo Presidente da Câmara, os prazos foram sistematicamente derrapando, comprometendo assim o início do ano escolar.

5. Relativamente à questão do encerramento da escola da Freguesia de Lavradas, lamentamos a forma como o Presidente da Câmara lidou com a situação, não tendo dado qualquer importância ao facto de existir uma petição com cerca de 500 assinaturas daquela freguesia, contra o encerramento da sua escola. Esperava-se que o Presidente da Câmara se mostrasse pelo menos interessado em dialogar com a população, procurando compreender aos seus receios e a legítima pretensão de toda uma comunidade.

6. Contudo, apesar do Jardim de Infância e a EB1 da Freguesia de Lavradas não constarem da lista das escolas que iriam encerrar, o Presidente da Câmara não só não fez qualquer esforço para esclarecer e informar a população como, ao que apurámos, aproveitando os últimos dias dos dirigentes da DREN, procurou obter a garantia do encerramento das escolas de Lavradas.

7. Esta atitude do Presidente da Câmara é reveladora do seu desrespeito para com o povo barquense, e sobretudo para com a freguesia de Lavradas, e da sua deslealdade para com os vereadores do PSD, dado que:

a) Apesar do despacho de encerramento das escolas ter sido dado pelo director da DREN ainda em Agosto, o Presidente da Câmara, quando questionado por um vereador do PSD sobre o assunto, numa reunião já no mês de Setembro, referiu que nada sabia oficialmente;

b) O Presidente da Câmara, ou os serviços da autarquia, nunca informaram o Presidente da Junta de Freguesia de Lavradas, numa atitude de total desrespeito e deslealdade institucional. O Presidente da Junta soube do encerramento das escolas por populares que, por sua vez, tomaram conhecimento do facto há escassos dias.

8. Lamentamos o facto de o Presidente da Câmara de Ponte da Barca, responsável pelo pelouro da Educação, se ter ausentado precisamente no tradicional momento de arranque do ano lectivo e especialmente perante os problemas que a comunidade escolar enfrenta neste momento.

9. Não é certamente esta a atitude que deve ter um Presidente de Câmara e não é com toda a certeza essa a atitude que os barquenses esperam do Presidente da Câmara de Ponte da Barca que, podendo estar reformado, não pode querer gozar a sua reforma ao serviço da autarquia.

10. Queremos endereçar aos alunos, encarregados de educação, professores, e restante comunidade escolar uma palavra de apoio e deixar-lhes a certeza de que os vereadores do PSD continuarão a trabalhar de forma empenhada e responsável para que a educação seja efectivamente uma aposta política e não apenas uma bandeira para os fugazes momentos de campanha política.

Ponte da Barca, 16 de Setembro de 2011
Os Vereadores do PSD de Ponte da Barca