sábado, 31 de julho de 2010

Praia Fluvial de Ponte da Barca: banhos seguros? (III)

A JSD Ponte da Barca, na passada semana, divulgou um aviso do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, onde dava conta de uma recomendação aos cidadãos para não levarem por diante a prática balnear na praia fluvial de Ponte da Barca devido ao facto de a água estar qualificada como imprópria para a prática balnear.



Após visitar a praia fluvial de Ponte da Barca, é possivel verificar que, de facto, existe um aviso contrário. Uma simples e discreta folha A4, sem qualquer sinalização da entidade que a emite (Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Instituto da Água, I.P. – INAG, I.P, ARH Norte, Câmara Municipal ou laboratório que leva por diante as análises da qualidade da água) onde demonstra que, das análises efectuadas entre 24-05-2010 e 27-07-2010, o resultado “da monotorização da qualidade da água em Ponte da Barca” permite classificar a água como própria para banhos.



No entanto, existem duas placas contraditórias entre si no mesmo espaço, pois, por um lado constata-se que das análises feitas entre Maio e Julho de 2010 não há qualquer problema, por outro lado, verificamos o aviso do Ministério da tutela que dá conta que a praia fluvial e zona abrangente apenas se destina a zona de recreio e lazer, avisando de igual forma (consultado o sítio da tutela) que a “água em questão não se encontra classificada para a prática balnear” sendo mesmo “desaconselhado o banho”.

A JSD Ponte da Barca entende que toda esta situação tratar-se-à de um lapso por parte das entidades, esperando em todo o caso, que a situação seja o mais rápidamente esclarecida, nomeadamente através da colocação de um claro e rigoroso aviso da entidade competente acerca da qualidade da água da praia fluvial, assim como do aconselhamento ou não da prática balnear na praia fluvial da sede do concelho, reforçando desse modo o sentimento de segurança dos cidadãos de Ponte da Barca e dos inúmeros visitantes do concelho.

terça-feira, 27 de julho de 2010

GENE PSD

A Comissão Política da JSD de Ponte da Barca, tendo em conta o processo de revisão do programa do Partido Social Democrata apresentado pelo Presidente do PSD, Dr. Predo Passos Coelho, congratula-se pela escolha da militante Ivone Rocha para o Conselho Consultivo da Comissão de Revisão do programa do PSD.

Para presidir à comissão de revisão do programa do PSD, Pedro Passos Coelho convidou o Deputado José Pedro Aguiar-Branco que considera que “o projecto GENEPSD foi construído como uma oportunidade. Uma oportunidade para que o PSD possa responder de forma mais eficaz às exigências actuais da democracia.Propomo-nos procurar soluções e respostas mais modernas às dificuldades que o país atravessa. Os novos problemas obrigam a novas respostas. Considero por isso que este é um processo da maior importância.”

Para José Pedro Aguiar-Branco “trata-se de revisitar os valores fundadores do PSD e adequá-los aos temas e causas contemporâneos. Trata-se de modernizar aquele que é o nosso maior património histórico. Acredito que o partido irá mobilizar-se em torno do seu novo programa. Queremos que este seja um projecto aberto à participação de todos: militantes, simpatizantes, sociedade e a todos aqueles que a nós se quiserem juntar”.

Ivone Rocha, advogada, Presidente da Direcção da Eurojuris Portugal e candidata do PSD a Deputada à Assembleia da República por Viana do Castelo nas últimas eleições legislativas, é a única militante do PSD do distrito de Viana do Castelo com presença neste importante órgão do GENEPSD tendo participado em várias actividades da JSD Ponte da Barca.

Mais informações visite o sitío www.genepsd.pt