sábado, 16 de maio de 2009

Um Compromisso com a Juventude Minhota!

"Em 6 de Maio deste ano, o cabeça-de-lista do PSD às Eleições para o Parlamento Europeu, Dr. Paulo Rangel, apresentou perante o País, em nome de todos os candidatos, o contrato europeu com os portugueses. Quero aqui reafirmar esse compromisso, a que estou vinculado.
.
Não devo, no entanto, esquecer que a minha escolha para candidato e o lugar que ocupo na lista é concomitante com a responsabilidade de representar uma região com tradições, problemas e reivindicações muito concretas. Conheço bem o Minho. Sou minhoto. Trago comigo a riqueza das nossas raízes.
.
Temos empresários empreendedores, empresas de sucesso, universidades e escolas de excelência, instituições de cultura, desporto e solidariedade social que rivalizam com o que de melhor há em Portugal. Somos a região do conhecimento e das raízes. Temos uma diversidade concentrada como nenhum espaço geográfico. Somos um dos mais jovens territórios da Europa. Temos tudo para triunfar.
.
Acreditamos numa Europa de paz, de prosperidade e de solidariedade. Pessoalmente, quero assumir, de forma clara e específica, um compromisso com a região do Minho. Naturalmente, este compromisso integra o contrato europeu proposto aos portugueses e constitui uma responsabilidade acrescida que assumo com muito gosto: estar ao lado dos jovens significa necessariamente contrariar a política de educação seguida por este governo. A política de educação seguida por este governo, para além de desmotivar e desvalorizar os professores, não forma jovens com a preparação que o mundo global exige.
.
Pugnarei pela criação e/ou desenvolvimento de programas de intercâmbio de formação e promoção do 1.º emprego no espaço europeu, através da criação do Programa Vasco da Gama vocacionado para absorver jovens desempregados que poderão procurar colocação profissional num país da União Europeia. Debater-me-ei pelo reforço dos programas já existentes, como o Erasmus, o Leonardo da Vinci, o INOV-Contacto, o INOV-Art, tentando democratizá-los e torná-los mais acessíveis. Promoverei acções conducentes à cooperação com as universidades, escolas secundárias e profissionais, por forma a aprofundar o conhecimento sobre as questões europeias."
.
José Manuel Fernandes

segunda-feira, 11 de maio de 2009

PS e JS negam apoios propostos pela JSD aos estudantes

A JSD responsabiliza directamCor do textoente o PS e a JS pela situação de dificuldade em que mantêm os estudantes do ensino superior com o seu chumbo parlamentar ao seu projecto de resolução que visava melhorar as condições académicas dos alunos portugueses.

Diz a JSD que o PS “demonstra muita falta de coerência entre o seu discurso e a acção, mas demonstra sobretudo muita insensibilidade e irresponsabilidade”.

A bancada rosa chumbou todas as propostas da oposição e não apresentou qualquer alternativa. “Esta é a postura a que o Governo socialista já nos habituou, arrogância, politiquice e de muita falta de educação, como se viu recentemente no caso da proposta do Programa Erasmus-Emprego. Ao rejeitar todas as propostas da oposição, o PS está a adiar cada vez mais o futuro da Juventude Portuguesa”.

A própria Juventude Socialista decidiu não defender os estudantes ao “obedecer” e não romper com a decisão do partido.

A JSD garante continuar a lutar pelos direitos da juventude portuguesa e não vai desistir da melhoria dos direitos dos alunos cujo abandono escolar é cada vez maior por força da actual conjuntura.

“Com este Governo os jovens não têm futuro. Temos de garantir que não há futuro para este Governo”, conclui a JSD.