sábado, 26 de dezembro de 2009

LIDERANÇA DA JSD PONTE DA BARCA REFORÇADA EM ASSEMBLEIA DE MILITANTES

Militantes da Juventude Social Democrata de Ponte da Barca aprovam moção de confiança e louvor por unanimidade e aclamação à Comissão Política em plenário marcado pela criação do primeiro Núcleo de Estudantes Social Democratas de Ponte da Barca.

No último plenário de 2009 da Juventude Social Democrata de Ponte da Barca foram aprovados pontos de extrema importância para o futuro da única estrutura política de juventude activa no concelho de Ponte da Barca, entre os quais se destacam a Agenda JSD´2010 e a criação do Núcleo de Estudantes Social Democratas do Agrupamento Vertical de Escolas de Ponte da Barca.

No decorrer dos trabalhos foi apresentada uma moção de confiança e louvor à Comissão Política da JSD de Ponte da Barca onde segundo a qual o desafio eleitoral autárquico que a JSD enfrentou ao lado do Partido, foi alcançado de forma extraordináriamente positiva, pois a “JSD deu voz à Juventude Barquense e ao seu futuro no concelho de Ponte da Barca, consagrando no programa eleitoral os seus anseios e as suas expectativas quanto às políticas a definir para um maior e melhor desenvolvimento económico, social e cultural do concelho”.

Não esquecendo a representatitivade e a integração de jovens nas listagens oficiais do Partido Social Democrata às eleições autárquicas de 2009, refere a moção que a JSD Ponte da Barca “por força da sua oposição construtiva desenvolvida nos últimos anos de actividade, soube garantir de forma séria e responsável uma excelente representação e integração de 168 jovens nas listas candidatas aos vários órgãos autárquicos, sendo uma vantagem em relação aos demais partidos concorrentes.

Um dos pontos mais importantes do documento apresentado e que foi aprovado por unanimidade e aclamação, viria a realçar ao facto “de ser a Juventude Social Democrata a vencer um dos desafios que mais preocupa a sociedade civil nos dias de hoje, respondendo de forma positiva ao problema da falta de interesse por parte dos jovens na actividade política, tendo sido a campanha do PSD uma campanha fortemente marcada pelo envolvimento e participação responsável dos jovens barquenses, que em grande número se envolveram no projecto social democrata barquense”.

Nesta reunião magna dos jovens social democratas de Ponte da Barca foi aprovado, de igual forma, a constituição do primeiro Núcleo de Estudantes Social Democratas do Agrupamento Vertical de Escolas de Ponte da Barca, uma estrutura da JSD de Ponte da Barca, que funcionará em estreita ligação com a coordenação para o Ensino Básico e Secundário da JSD Ponte da Barca, na qual se desenvolve, ao nível do estabelecimento de Ensino Básico e Secundário, a acção política conducente à prossecução dos fins e das tarefas fundamentais da Juventude Social Democrata, sendo a sua direcção eleita já no próximo mês de Janeiro.

Na opinião de José Alfredo Oliveira, Presidente da JSD Ponte da Barca, a criação desta importante estrutura suporta um duplo objectivo, pois por um lado “a JSD irá reforçar a sua presença junto dos estudantes barquenses que frequentam o Ensino Básico e Secundário em Ponte da Barca, defendendo com maior segurança e exactidão os seus interesses e resolução dos seus problemas no âmbito das políticas de educação a serem seguidas no nosso concelho”. Por outro lado, “irá reforçar a posição dos jovens estudantes, em particular dos jovens estudantes social democratas, da sociedade civil, pois a JSD Ponte da Barca é a única estrutura política de juventude no concelho e no distrito a desenvolver esforços no sentido de colmatar a falha existente entre os jovens e a política, tentando não apenas promover uma maior relação dos jovens com a política, mas sobretudo, reforçar a sua participação cívica na construção de um ensino e de uma Ponte da Barca melhor”.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Feliz Natal!


Caros Barquenses,

Mais um ano termina.

E, com este aproximar de final de ano festejamos também a quadra festiva do Natal.

Foi sem dúvida um ano difícil para os jovens portugueses. Um ano em que se viram sonhos sociais enterrados em medidas economicistas que, como pudemos constatar, em nada resultaram. Mais um ano em que milhares de jovens se viram alistados nas percentagens do desemprego, negando-lhes o sonho de se realizarem profissionalmente.

Um ano fortemente marcado pela negativa mas que a Juventude Social Democrata esteve sempre ao lado dos jovens banquenses, na procura de respostas aos problemas que a estes dizem respeito. Um ano, em que a Juventude Social Democrata, como sempre, foi a verdadeira líder na afirmação dos jovens de Ponte da Barca.

De esperança se constrói o futuro, não a podemos nem devemos deixar que ela se esvoace no desânimo e a sim acreditando que de melhores dias se preencherá o futuro de Ponte da Barca.

É com este pensamento que desejamos a todos os Barquenses um Feliz Natal e um Excelente ano de 2010!


A Comissão Política da Juventude Social Democrata de Ponte da Barca