quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

COMUNICADO JSD

A Juventude Social Democrata caracteriza-se, na sua génese ideológica, pela valorização do humanismo, bem como dos grandes princípios da justiça, da liberdade e da solidariedade.

Nesse espírito Humanista, que é pedra basilar da Social Democracia Portuguesa, a Comissão Política Nacional da JSD definiu, relativamente à temática da Interrupção Voluntária da Gravidez, as seguintes posições:

• Defendemos que a Assembleia da República deverá pronunciar-se, de forma inequívoca e imediata, pela suspensão de processos de criminalização, entenda-se julgamento em tribunal de mulheres que tenham optado pela Interrupção Voluntária da Gravidez.

No entanto, a JSD entende que quem por qualquer meio fizer abortar uma mulher grávida fora do âmbito da lei vigente deve continuar a ser punido com pena de prisão. Não aceitamos que haja quem faça negócio explorando perversamente as fraquezas e fragilidades de outro ser humano.

• Defendemos que este não é o momento para realizar qualquer consulta pública sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. Não permitiremos que nenhuma partido e, neste caso, o Partido Socialista, transforme esta questão sensível e de cariz sobejamente pessoal, numa arma de arremesso político com meras intenções eleitoralistas, tendo em conta a proximidade das eleições autárquicas.

• Sendo a questão da Interrupção Voluntária da Gravidez suprapartidária, entendemos, enquanto maior estrutura de Juventude Portuguesa, ter a obrigação de informar e esclarecer os Jovens Portugueses sobre esta matéria. Nessa medida iremos realizar campanhas de informação, no âmbito de uma Campanha Nacional de esclarecimento sobre as várias propostas dos Partidos Portugueses que irá percorrer não só a estrutura mas também as escolas e as universidades. Somente com informação disponível é que qualquer pessoa pode então decidir de forma responsável e consciente. Ao contrário de outras Juventudes Partidárias, a JSD irá cumprir com o seu dever cívico, contribuindo para a consciencialização da população portuguesa numa matéria tão complexa e sensível como a do aborto.

Repugna-nos, enquanto Social Democratas, que haja partidos políticos, como o Partido Socialista, o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda, que explorem esta matéria de extrema sensibilidade com fins meramente eleitoralistas ao invés de cumprirem a sua missão cívica de informar os Portugueses, de forma objectiva, sobre as várias opções em discussão.

• Conforme aprovado no último Congresso Nacional da JSD, será fomentado um debate interno sobre esta problemática, em Conselho Nacional, de modo a esclarecer e informar todos os militantes. Pretendemos também que sejam os militantes a assumir uma posição clara relativamente à pertinência do Referendo sobre a IVG.

• Ao reconhecer que o diploma da Interrupção Voluntária da Gravidez é totalmente apolítico e apartidário, a Juventude Social Democrata não tomará nenhuma posição oficial na eventualidade de se realizar novo referendo sobre esta matéria.
A Comissão Política Nacional não pretende de qualquer modo limitar a consciência de ninguém, sendo a participação e expressão livre para cada militante.

Não podemos passar à margem desta discussão sem encarar globalmente todas as questões envolventes. O quadro de evolução demográfica do nosso país tem vindo a sofrer uma grave inversão. A pirâmide etária encontra-se alterada e com perspectivas de agravamento, o que faz antever consequências nefastas em termos sociais e económicos para o nosso país.
Articulando todas estas questões, a JSD assume o compromisso de defender e apresentar uma proposta ao Grupo Parlamentar do PSD e ao Governo Português, com as seguintes linhas de orientação:

1. Incentivos à Natalidade
2. Família – Reformas de apoio à Instituição Familiar enquanto primeira e mais importante fonte de valores e pilar da formação para a cidadania
3. Adopção - solução real e desburocratizada
4. Educação Sexual – a prevenção começa na formação


19 de Abril de 2005
Comissão Política Nacional da Juventude Social Democrata

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Delegados ao Conselho Distrital Eleitoral da JSD Alto Minho

Conforme os Estatutos em vigor, e devida publicação no Povo Livre, a eleição dos delegados por Ponte da Barca decorreu (conforme o previsto) dia 9 de Dezembro, entra as 15:00 e as 16:30, sa Sede do PSD Ponte da Barca.
.
Os delegados eleitos , pela concelhia de Ponte da Barca ao Conselho Distrital Eleiroral da JSD Alto Minho (Lista A - única):
.
Helena Monteiro
José Alfredo Oliveira
Cláudia Calheiros
Jaime Pancha

O Conselho Distrital Eleitoral da JSD Alto Minho realizar-se-a dia 16 de Dezembro de 2006, pelas 15 horas, na Sede Distrital, sita na Praça da Galiza.
.
(As urnas estarão abertas durante o período de uma hora (15 horas às 17 horas).
As listas deverão ser entregues ao Presidente da Mesa do Conselho Distrital, ou quem estatutariamente o substitua, na Sede Distrital do Alto Minho, até às 24 horas do terceiro dia anterior ao acto eleitoral, respeitando as normas estatutárias e regulamentares da JSD).

domingo, 10 de dezembro de 2006

I PLENÁRIO

Decorreu no passado dia 9 de Dezembro, na Sede do PSD de Ponte da Barca, o I Plenário da JSD de Ponte da Barca. Momentos antes do início do plenário, foi apresentada a lista candidata à presidência da Comissão Política Distrital da JSD Alto Minho, por Emanuel Miranda, o candidato a Presidente da CPD.
.
Na apresentação da sua candidatura, Emanuel Miranda formalizou o convite dirigido a membros da CPS JSD de Ponte da Barca para integrarem a futura Comissão Política Distrital.
.
Já em Plenário, foram apresentadas aos militantes presentes, as actividades desenvolvidas pela Comissão Política da JSD, assim como a representatividade da JSD de Ponte da Barca em actividades da CPN JSD(*), foi aprovada a nova imagem da JSD de Ponte da Barca.
.
No final, foi discutido o plano político actual no concelho, assim como a intervenção dos deputados JSD na Assembleia Municipal.
.
Após o Plenário, em reunião ordinária da CPS, foi aprovada a realização da I Campanha de Solidariedade, que irá realizar-se entre os dias 12 e 22 de Dezembro. A CPS JSD com este género de iniciativas, pretende o acordar cedo para a realidade social do nosso concelho.