sábado, 18 de julho de 2009

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Uma igualdade de oportunidades*

"As sociedades ocidentais têm um fundo igualitário. Todos somos iguais perante a lei e não existem diferenças de estatuto social estabelecidas por lei (como nas sociedades aristocráticas). No entanto, já passou o tempo do igualitarismo ingénuo, aquele que acreditava que podíamos ser todos iguais, não só perante a lei como também no rendimento. E também já chegou o tempo em que muitos de nós nos perguntamos se a plena igualdade é um objectivo louvável.

Uma sociedade em que todos fossem iguais não seria demasiado homogénea? E não será que tornar todos iguais não seria premiar da mesma maneira aqueles que têm talentos e capacidades diferentes? E que esse prémio seria um desincentivo à criatividade e à busca da excelência: porque me vou esforçar se, no final, obterei o mesmo prémio de alguém que nada fez?Talvez então o conceito relevante para a sociedade actual seja o de igualdade de oportunidades. A todos devem ser dadas, tanto quanto possível, oportunidades idênticas para oferecerem o seu contributo à sociedade.

Também sabemos que a plena igualdade de oportunidades não é possível: alguns nascem em famílias mais ricas, outros em famílias mais cultas, outros têm pais melhores e mais atentos. E será que também quereríamos eliminar todos estes aspectos de desigualdade à partida? Mesmo sendo fonte de desigualdade, é certamente meritório que as famílias transmitam valores e saber de uma geração para a outra.

No entanto, o objectivo da igualdade de oportunidades, mesmo se impossível de atingir na sua plenitude, deve continuar a ser perseguido da melhor maneira possível. Quais os instrumentos mais adequados para lá chegar? A educação? A saúde? A redistribuição social?"
.
*Maria José Nogueira Pinto
Professora Universitária

terça-feira, 14 de julho de 2009

Paulo Rangel vice-presidente do PPE!

Paulo Rangel, que hoje deixa o Parlamento português para na terça-feira tomar posse como eurodeputado, vai ser o vice-presidente do Partido Popular Europeu responsável pela ligação com os parlamentos nacionais dos 27 Estados-membros!

«Terei como responsabilidade a ligação com os parlamentos nacionais, o que resulta essencialmente da circunstância de ter sido líder parlamentar e ter participado em variadíssimas reuniões dos parlamentos nacionais em Bruxelas e em Estrasburgo», declarou Paulo Rangel, nosso cabeça de lista às Eleições Europeias e 35º EuroDeputado.

«Essencialmente, este é um pelouro de articulação do grupo parlamentar do PPE com os parlamentos nacionais, para garantir que estes tenham uma intervenção mesmo antes de haver uma decisão do Parlamento Europeu», sintetizou.

Na opinião do ainda líder parlamentar do PSD, «este vai ser um pelouro importante se entrar em vigor o Tratado de Lisboa» e «para o Parlamento português é muito bom ter um português nesta área».

Paulo Rangel referiu que o PPE «não tem a expectativa de que todos os parlamentos nacionais respondam em tempo» aos pedidos para que se pronunciem, mas acrescentou que espera «que Portugal não fique de fora desta carroça».

domingo, 12 de julho de 2009

Vagas para o Ensino Superior voltam a crescer este ano!

Em 1995, o número de vagas para os cursos do ensino superior era de 34306, este ano serão 51918 os lugares disponíveis na primeira fase das candidaturas, que tem início amanhã. O que representa um aumento de 2,2 por cento por comparação a 2008.
.
Para além do aumento do número de lugares, os dados ontem divulgados pelo Ministério do Ensino Superior permitem confirmar outras tendências. O ensino superior politécnico é o principal responsável pelo aumento de vagas, embora a subida tenha sido menor do que o registado no ano passado. Há 24801 lugares, mais 783 do que em 2008. Neste ano, por comparação a 2007, o politécnico tinha disponíveis mais 1166 lugares. Para o ensino superior universitário, o número de vagas este ano é de 27117, mais 358 do que em 2008.
Voltou também a aumentar o número de vagas para horários pós-laborais: são mais de 4200. Entre 2006 e 2007, tinham já crescido mais de 50 por cento. O ministério sublinha “o esforço feito pelas instituições do ensino superior público” de modo a ampliar “de maneira significativa a oferta aos trabalhadores-estudantes”.
.
A licenciatura em Direito da Universidade de Lisboa não abdicou do seu recorde. Continua a ser aquela que mais vagas pôs a concurso: 450, mesmo assim menos do que as 510 do ano passado. E os lugares para os cursos de Medicina voltaram também a aumentar: há 1658 vagas, mais 168 do que em 2008. Mas, pela primeira vez, este acréscimo está por conta do concurso especial para licenciados, criado em 2007. No ano passado, o número de vagas reservado para este grupo foi de 125. Com 295 lugares, a Faculdade de Medicina de Lisboa é a que põe a concurso mais vagas. Seguem-se as faculdades de Coimbra e Porto, com 254 e 245 lugares respectivamente.
.
A primeira fase das candidaturas ao ensino superior decorre até 7 de Agosto para os estudantes que o façam através da Internet. De 31 de Julho a 7 de Agosto, podem concorrer também os alunos que se apresentaram à segunda fase dos exames nacionais do secundário, que começa na segunda-feira.
.
Aos nossos finalistas, os nossos parabéns pelos resultados obtidos e as maiores felicidades na construção de boa carreira académica e profissional que, certamente, em muito irão honrar o nome de Ponte da Barca!