sexta-feira, 7 de julho de 2006

Voto de Louvor ao Barca Basket Club


A Comissão Política da JSD da Secção de Ponte da Barca, reunida em sessão ordinária, no dia Trinta do Mês de Junho na Sede Concelhia do PSD de Ponte da Barca, aprovou por unanimidade a proposta de louvor, que irá ser remetida pelo Grupo da parlamentar da JSD, à Assembleia Municipal na próxima sessão. Um Voto de Louvor à associação desportiva “Barca Basket Clube”, pelo seu trabalho em prol da Juventude Barquense, na pessoa do seu dinâmico presidente Teófilo Sousa. A CPS JSD de Ponte da Barca, única organização política não confessional de jovens do Concelho, não pode ficar indiferente ao autêntico “fenómeno” do BBC.
Bem haja a quem continua a acreditar nas competências desportivas dos jovens barquenses!

Novo mapa educativo...e agora?

Avizinha-se um novo ano lectivo, e face ás novas alterações no mapa educativo do concelho, provocados pela aprovação da Proposta da Carta Educativa da Valimar ComUrb, e pela decisão do Governo socialista de encerrar parte das ecolas primárias, a CPS JSD de Ponte da Barca não pode ficar indiferente às graves deficiências de algumas infra-estruturas que se situam na zona escolar, pois no próximo ano lectivo, o número de alunos a frequentar establecimentos de ensino da vila irá aumentar. Infra-estruturas, tais como: a paragem de autocarro da "zona escolar"( que ja nem existe e obriga, há varios anos, a que os alunos procurem abrigo nas varandas dos prédios vizinhos, ou nos establecimentos comerciais circundantes); as cantinas (de ambas as escolas encontram-se praticamente super lotadas); a biblioteca municipal; os transportes públicos... Tal situação, obriga- nos a colocar certas questões ao Sr. Presidente da Câmara Municipal:
-Como será feito o transporte de todos os estudantes, sendo que hoje é feito sem cumprir nenhuma regra de segurança?
-Na Proposta da Carta Educativa da Valimar Comurb, aprovada na A.M. e em Reunião de Câmara, vem explicito que serão construidas novas infra-estruturas caso seja necessário. Mas entretanto, onde é se serão dadas as aulas? Em que condições?
-Quando é que a Juventude Barquense poderá contar com uma verdadeira Biblioteca Municipal?
Consideramos que a questões colocadas ao Sr. Presidente a Câmara Municipal em Assembleia Municipal são significativamente contundentes para o bom funcionamento do próximo ano escolar e decisivo para o sucesso académico de muitos dos jovens barquenses, porque sabemos que aqueles que dão uso a estas infra-estruturas são aqueles que mais carecem de apoio, pois são os deslocados das aldeias co concelho e que mais tempo passam longe das suas casas, por vezes, principalmente no Inverno, encharcados durante oito horas.