Avizinha-se um novo ano lectivo, e face ás novas alterações no mapa educativo do concelho, provocados pela aprovação da Proposta da Carta Educativa da Valimar ComUrb, e pela decisão do Governo socialista de encerrar parte das ecolas primárias, a CPS JSD de Ponte da Barca não pode ficar indiferente às graves deficiências de algumas infra-estruturas que se situam na zona escolar, pois no próximo ano lectivo, o número de alunos a frequentar establecimentos de ensino da vila irá aumentar. Infra-estruturas, tais como: a paragem de autocarro da "zona escolar"( que ja nem existe e obriga, há varios anos, a que os alunos procurem abrigo nas varandas dos prédios vizinhos, ou nos establecimentos comerciais circundantes); as cantinas (de ambas as escolas encontram-se praticamente super lotadas); a biblioteca municipal; os transportes públicos... Tal situação, obriga- nos a colocar certas questões ao Sr. Presidente da Câmara Municipal:
-Como será feito o transporte de todos os estudantes, sendo que hoje é feito sem cumprir nenhuma regra de segurança?
-Na Proposta da Carta Educativa da Valimar Comurb, aprovada na A.M. e em Reunião de Câmara, vem explicito que serão construidas novas infra-estruturas caso seja necessário. Mas entretanto, onde é se serão dadas as aulas? Em que condições?
-Quando é que a Juventude Barquense poderá contar com uma verdadeira Biblioteca Municipal?
Consideramos que a questões colocadas ao Sr. Presidente a Câmara Municipal em Assembleia Municipal são significativamente contundentes para o bom funcionamento do próximo ano escolar e decisivo para o sucesso académico de muitos dos jovens barquenses, porque sabemos que aqueles que dão uso a estas infra-estruturas são aqueles que mais carecem de apoio, pois são os deslocados das aldeias co concelho e que mais tempo passam longe das suas casas, por vezes, principalmente no Inverno, encharcados durante oito horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário