Com o lema “Acção para a transformação: o futuro está nas tuas mãos” , o Conselho Nacional da Juventude, reunido na Universidade do Minho (Braga) este fim-de-semana, pretende potenciar e capacitar a participação de jovens oriundos/as de todo o país e com percursos e trajectórias de vida muito diversificados para que estes/as contribuam para a definição e prossecução das políticas de juventude e afirmem a(s) sua(s) voz(es).
Divididos/as em 9 grupos de trabalho, os/as participantes reflectirão e discutirão os mais variados temas, contextualizando sempre todas as questões no plano europeu. Este encontro contará ainda com a realização de duas conferências e de três mesas redondas/debates e integrará uma feira associativa e institucional, actividades culturais e animação.
"Num ano marcado por uma crise financeira mas também económica e social, por três actos eleitorais e pela adopção de um novo quadro de cooperação europeia em matéria de juventude, julgamos que este é o momento por excelência para efectuar um balanço das políticas desenvolvidas, pensar o presente e perspectivar o futuro. O CNJ e as suas organizações membros têm estado, desde sempre, empenhados em promover um diálogo estruturado com os/as decisores/as políticos/as e especialistas da área juvenil de forma a desenvolver mais e melhores políticas de juventude, transversais e de largo espectro, que permitam responder aos desafios deste milénio, capitalizando o potencial jovem no desenvolvimento do país" afirma Tiago Soares, Presidente do CNJ.
No 11º Encontro Nacional da Juventude, de Viana do Castelo, participam dois jovens barquenses, Ana Teresa Gonçalves, na qualidade de Presidente da Direcção da Associação Cultural Desportiva e Recreativa "Canários de Bravães", inscrita no grupo "Educação Formal" e de José Alfredo Oliveira, mais jovem autarca do país - Deputado na Assembleia Municipal de Ponte da Barca - inscrito no grupo de trabalho "Associativisto Juvenil e Participação".
Sem comentários:
Enviar um comentário