sábado, 27 de junho de 2009

PSD à frente nas sondagens!


Pela primeira vez, desde que está na oposição, o PSD assume a dianteira no Barómetro, ainda que tecnicamente esteja empatado com o PS.

No rescaldo das eleições europeias, o PSD é o único partido a crescer em relação ao mês passado, registando 35,8 por cento de intenções de voto, contra os 34,5 do PS - pouco mais de um ponto de diferença, dentro da margem de erro deste estudo.

Destaque ainda para o salto social-democrata de sete pontos e meio em relação ao mês passado e a equivalente subida na popularidade da líder no barómetro geral e entre aqueles que dizem votar no PSD.

Na semana em que ensaiou um novo registo, Sócrates também cresceu na popularidade, em divergência com a queda socialista de quase dois pontos.

À esquerda, o Bloco - em terceiro - com 13,1 reforça a distância em relação ao PCP, que recolhe 9,4 por cento. Tendência que se mantém na avaliação dos líderes, com Francisco Louçã com vantagem em relação a Jerónimo de Sousa. Em relação ao CDS, o Barómetro atribui 4,4 contra os 7,1 do mês passado.
Ficha técnica:
A sondagem efectuada pela Marktest para a TSF e Diário Económico realizou-se entre 16 e 20 de Junho de 2009, com o objectivo de analisar a intenção de voto nas eleições legislativas. Este estudo tem como universo a população de Portugal continental com mais de 18 anos e que habita em residências com telefone fixo. A amostra é de 800 inquiridos. Foram feitas 160 entrevistas na Grande Lisboa, 88 no Grande Porto, 129 no Litoral Centro, 153 no Litoral Norte, 180 no interior norte e 90 no sul. O intervalo de confiança desta sondagem é de 95%, e a margem de erro de 3,46%.

Sem comentários: